PMM Ensaio Charpy

1336 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
CAMPUS DE GUARATINGUETÁ
DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
ENSAIO DE IMPACTO

Resumo: Este Relatório aborda aspectos elementares do ensaio de impacto Charpy, o ensaio mais utilizado, sobretudo pelos americanos. Através do ensaio de impacto, obtém-se uma curva que representa a relação existente entre energia de impacto e temperatura, revelando aspectos fundamentais associados à característica da fratura do material, e se este experimenta ou não transição dúctil e frágil com a diminuição da temperatura.
Palavras-chave: Energia de Impacto, Fratura Dúctil, Fratura Frágil.

1.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

1.1 Tenacidade
Tenacidade é uma propriedade específica da matéria que representa a capacidade de um material absorver energia até a sua ruptura. A tenacidade à fratura é uma propriedade indicativa da resistência do material à fratura quando este possui uma trinca. Os materiais dúcteis são mais tenazes do que os materiais frágeis.

2.2 Ensaio Charpy
É um ensaio padronizado que consiste em medir a energia de impacto, também denominada de tenacidade ao entalhe. Este ensaio ainda é muito utilizado na atualidade, sobretudo pelos americanos. Neste ensaio o corpo de prova possui um formato de uma barra com seção reta quadrada, na qual é usinado um entalhe com formato em “V”, conforme mostra a ilustração1.

Figura 1 – Tipos de Corpo de Prova para o ensaio Charpy.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
CAMPUS DE GUARATINGUETÁ
DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

A carga é aplicada com um impacto instantâneo de um martelo de pêndulo balanceado, que é liberado de uma posição elevada que se encontra a uma altura fixa h1. A amostra fica posicionada na base, conforme mostrado na figura 2. Com a liberação, uma aresta em forma de faca montada sobre o pêndulo atinge e fratura o corpo de prova exatamente no entalhe, que atua como um ponto de concentração de tensões para este impacto de

Relacionados

  • relatório de Ensaio de Impacto
    382 palavras | 2 páginas