Pmbok resumo gerencia de tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tempo
Finalidade: garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo. Em projetos de menor complexidade é comum que os processos dessa área sejam executados paralelamente.
Os processos são:
Planejamento/Definir atividades:
Neste processo é documentado o trabalho a ser realizado. Ele define uma lista de atividades(ações específicas) com base nos pacotes de trabalho definidos na EAP.Planejamento/Sequenciar atividades:
Com a lista de atividades em mãos é feito uma identificação dos relacionamentos entre as atividades para que elas possam ser sequenciadas(ordenadas) de forma lógica, respeitando-se as relações de precedência entre elas e, assim, possibilitar que o trabalho seja realizado com antecipações e sem atrasos.
Importante! Aqui surge mais um conceito do PMBOK: o métododo diagrama de precedência (MDP).
O MDP inclui quatro tipos de dependências ou relações lógicas:
• Término para início (TI)
• Término para término (II)
• Início para início (TT)
• Início para término (IT)

A precedência é determinada pela seta, independentemente da atividade ser executada antes ou depois no tempo. No caso de IT, embora B seja executada antes de A no tempo ela ésucessora de A.
As relações de precedência podem ser representadas em relações esquemáticas dos diagramas de redes (podem ser de precedência ou de setas. Depois eu detalho isso aqui.). Este diagrama NÃO representa o tipo de precedência (TI, II, TT, IT) nem a distribuição das atividades no tempo.
Além das relações de precedência existem 3 tipos de dependência entre as atividades:
• Dependênciasobrigatórias (hard logic): Inerente a natureza do trabalho. Como construir o primeiro andar da casa sem antes ter feito a fundação?
• Dependências arbitradas (preferencial ou soft logic): Estabelecida com base no conhecimento das melhores práticas.
• Dependências externas: Estão fora do controle do projeto. Para começar a construir a casa é necessário que a prefeitura emita um habite-se.Planejamento/Estimar recursos das atividades:
Este processo está intimamente ligado ao processo de Custos/Planejamento/Estimar recursos. Aqui se define quais são as pessoas necessárias para realizar as atividades, qual perfil elas devem ter e quantas devem ser e que equipamentos e materiais as atividades irão precisar. Isso é feito para que no próximo processo seja possível estimar quanto tempo vaidurar cada atividade.
Planejamento/Estimar duração das atividades:
Aqui é definida a quantidade de períodos de tempo necessárias para realizar uma atividade. Esta estimativa é feita com base no escopo do projeto(EAP), calendário e na quantidade e disponibilidade de recursos.
A obtenção dessa estimativa é feita utilizando alguns métodos, como a seguir:
• Estimativa análoga(top down): utilizainformação de projetos anteriores;
• Estimativa paramétrica: utiliza parâmetros numéricos. Valores de esforço podem ser estimados pela análise de Pontos de função e a produtividade homem-hora por ponto de função;
• Estimativa de três pontos: originada da Técnica de Revisão e Avaliação de Programa (PERT). Combina 3 estimativas(otimista, provável, pessimista).

Planejamento/Desenvolvercronograma:
É um processo ITERATIVO. O cronograma é refinado à medida que o projeto avança. A introdução de mudanças aprovadas e eventos de risco requerem que o cronograma seja reajustado continuamente ao longo do projeto.
Importante! A técnica utilizada para o desenvolvimento do cronograma é a Análise de rede. O desenvolvido é feito com base na análise do diagrama de redes proveniente do processode Sequenciamento das atividades, que possuem caixinhas que representam as atividades e setas que representam as dependências entre elas. Aqui são calculadas datas de início e término mais cedo e mais tarde, e as datas de início e término agendadas para as atividades do processo.
Os métodos mais utilizados para isso são o caminho crítico e o nivelamento de recursos. Eles são utilizados em...
tracking img