Pmbok - corpo de conhecimento em gerência de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PMBOK - CORPO DE CONHECIMENTO EM GERÊNCIA DE PROJETOS

Grupo de Estudos em Gerência de Projetos

Desde a década de 80 que os técnicos e engenheiros têm sido desafiados a fazer a Gerência de Projetos um sucesso. Esta transformação envolve desenvolver de uma maneira disciplinada, conceitos e técnicas, utilizando-se princípios de engenharia, de forma a obter projetos economicamente viável,seguro e de forma eficiente.

Esta transformação não é fácil, pois exige do profissional, não somente o conhecimento de aspectos inerentes à profissão. Mas, um aspecto importantíssimo é a questão gerencial. O domínio de técnicas, métodos e ferramentas gerenciais que conduzem o projeto ao resultado esperado é uma exigência para a evolução profissional.

Esta questão foi evidenciada por EdwardsDeming [01] na abordagem da Qualidade Total com o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir).

Aprofundando o PMBOK – Corpo de Conhecimento de Gerência de Projetos que foi escrito em 1996 pelo Project Management Institute, associação que reúne os gerentes de projeto do mundo inteiro, encontramos os objetivos:

1.Domínio do conhecimento de gerência de projetos, através da tradução do textobásico "PMBOK" Guide;
2.Evolução da Metodologia de Gerência de Projetos, através da análise comparativa entre as práticas descritas no PMBOK e a metodologia de gerência de projetos existentes, consolidando-se numa proposta de revisão da mesma;
3.Disseminação e divulgação da nova versão da metodologia de gerência de projetos.

PMBOK - Corpo de conhecimento em gerência de projetos

O PMBOK é um guiaque se chama "Corpo de conhecimento em gerência de projetos" onde se descreve a somatória de conhecimento e as melhores práticas dentro da profissão de gerência de projetos. Todo o conhecimento reunido neste guia é comprovado e não se restringe somente a práticas tradicionais, mas também às inovadoras e avançadas. Ele é um material genérico que serve para todas as áreas de conhecimento, ou seja,tanto para construção de edifício ou processo de fabricação industrial como para a produção de software. Um outro objetivo do PMBOK é a padronização de termos utilizados em gerência de projetos.

O que é gerência de projetos?

Gerência de Projeto é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas em atividades do projeto, a fim de satisfazer ou exceder as necessidades eexpectativas dos stakeholders (interessados e envolvidos). Satisfazer ou exceder as necessidades e expectativas dos stakeholders invariavelmente envolve equilibrar demandas concorrentes em relação a:

- escopo, prazo, custo e qualidade;
- stakeholders com necessidades e expectativas diferenciadas;
- requisitos identificados (necessidades) e requisitos não identificados (expectativas).

Contexto degerência de projeto

A gerência de projeto e o projeto operam no ambiente onde está inserido o projeto. Sua equipe de gerenciamento tem que compreender o contexto – gerenciar diariamente as atividades é necessário para o seu sucesso, mas não é suficiente. É importante que sejam avaliados os seguintes tópicos para um amplo entendimento do contexto:

- Fases e ciclo de vida;
- Agentes;
-Influências organizacionais;
- Habilidades para gerência; e
- Influência sócioeconômica.

Fases e ciclo de vida

As fases são a subdivisão do projeto em atividades que têm um objetivo a ser alcançado e geram produto(s) tangível(is) e verificável(is). A conclusão de uma fase normalmente é marcada com uma revisão das atividades e do desempenho do projeto. Esta determina se o mesmo continua em suafase seguinte, além de detetar e corrigir eficazmente os erros surgidos.

Ciclo de vida são as atividades que serão executadas desde o início até o fim do projeto. Genericamente, o ciclo de vida define: qual trabalho técnico deve ser executado em cada fase, e quem deve ser envolvido. A depender da área do conhecimento, existem ciclos de vida de projeto já estudados e definidos. Por exemplo,...
tracking img