Pluviais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁGUAS PLUVIAIS


CONSIDERAÇÕES GERAIS

O estudo da precipitação pluvial visa obter dados para o projeto de meios de coleta e condução das águas de chuva o mais rapidamente possível aos cursos d’água, lagos ou oceano, com o objetivo de evitar inundações em edificações, logradouros públicos ou outras áreas. Constitui um capítulo da hidrotécnica, também chamada de Engenharia de RecursosHídricos. O esgotamento pluvial é objeto específico da hidrotécnica urbana ou Engenharia de Drenagem Superficial. Esse ramo da hidrotécnica abrange uma ampla faixa de aplicação de estudos hidrológicos e hidrotécnicos, que vão desde a obtenção de dados pluviométricos, o estabelecimento da equação de previsão de chuvas e o estudo das bacias contribuintes até o dimensionamento e projeto das redes deescoamento de águas pluviais (coletores e galerias) e das estruturas hidráulicas singulares (bueiros, pontilhões, bocas-de-lobo etc.).
Aos interessados em ampliar e desenvolver estudos desse importante campo da hidrotécnica, recomendamos o excelente tratado Engenharia de Drenagem Superficial (1978), de autoria do ilustre Prof. Paulo Sampaio Wilken, nome conhecido por quantos se interessam pelaengenharia hidráulica e saneamento ambiental. No presente tópico consideremos 02 casos que enquadram dentro do âmbito das atribuições de quem elabora projetos de instalações :
- esgotamento de águas pluviais de áreas relativamente pequenas e de certo modo isoladas e independentes, como telhados, terraços, pátios, áreas de estacionamento etc.
- drenagem superficial de áreas maiores, de média extensão,como loteamentos, conjuntos habitacionais, complexos fabris e industrias, onde existem arruamentos particulares ligados ou incorporados ao sistema viário da municipalidade.


ESGOTAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS (AP) EM PEQUENAS ÁREAS

É regido pelo projeto NB 611/79 da ABNT : Instalações prediais de águas pluviais. A instalação de esgotamento de AP em prédios de qualquer porte, pátios e áreaslimitadas podem abranger 02 casos :
- os elementos que constituem a rede de esgotos pluviais em questão acham-se acima da galeria do logradouro público ou de sarjeta, e nesse caso, por gravidade as águas são conduzidas até esses locais.
- Os elementos referidos encontram-se em cota inferior à do coletor ou poço de visita pública. Torna-se necessário construir um poço de águas pluviais e bombear aágua até uma caixa de passagem, de onde, por gravidade, possa escoar até a galeria pública.

Consideremos o primeiro caso. As águas de telhados, terraços, áreas e terrenos são conduzidos por escoamento natural para o coletor da via pública, caso este exista, para a sarjeta, ou ainda, para alguma vala, canal ou curso d’água que passe próximo do local a esgotar. A fig 3.1 – pág 10 mostra como seexecuta, em muitos casos, o esgotamento das AP de um prédio cujo alinhamento da fachada se acha no passeio. No caso, vemos 02 condutores AP-1 e AP-2 trazendo a água de uma cobertura e permitindo seu despejo nas caixas de areia (CA) CA-1 e CA-2, de onde é feito o lançamento numa caixa de ralo na sarjeta. A NB 611 se refere apenas à AP em coberturas e demais áreas associadas do edifício, tais comoterraços, pátios, quintais e similares. Não se aplicam em casos onde as vazões de projeto e as características da área exijam a utilização de bocas-de-lobo e galerias.


Estimativa da precipitação pluvial

No caso que estamos considerando, procura-se simplificar a questão do estabelecimento da intensidade da chuva, que deverá ser prevista para o dimensionamento de calhas e condutores. Para áreasmaiores como as de loteamentos, devem ser feitas considerações que conduzam a uma maior exatidão no projeto, o que faremos oportunamente.
Com base em dados pluviométricos locais, procura-se conhecer as chamadas chuvas críticas, isto é, de pequenas duração e grande intensidade. A experiência tem mostrado que , normalmente, as chuvas de pequena duração são de grande intensidade e, ao...
tracking img