pluridisciplinaridade multi e inter 14116080166

288 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro
Pedagogia-Licenciatura - UNIRIO.

Aluno(a): Camila Gomes dos Santos Nascimento
Mat.: 14116080166 Pólo: Barra do Piraí

Descrevendo a diferença entre multi-, inter- e transculturalidade.

Multiculturalismo:
Remete-se ao fato de haver diversidade cultural em uma região estado ou pais, porem com maior concentração de uma dessas culturas. O multiculturalismo, visa exterminar a ideia de uma única cultura a qual se deve seguir e que essa política é uma ameaça a identidade da nação, propondo a convivência com diversas culturas em todos os lugares, como fator de enriquecimento e gerador de novas perspectivas, através da democracia. O multiculturalismo, apoia a união de diversas culturas na sociedade e incita as instituições públicas a aceitarem essa diversidade como fator relevante, visto que, essa perspectiva acredita que a sociedade segue modelos imaginários e é através dessa mistura de culturas que pode-se obter melhorias para a vida em sociedade

Transculturalismo:
É a mistura de culturas diferentes no mundo contemporâneo e a partir dessa mistura, ambas trocam conhecimento e saem modificadas. Há uma transformação cultural, busca-se pelas semelhanças e diferenças até que se cria um modelo comum a todos que acaba por modificar a cultura tradicional de ambas as partes. Está presente também no multiculturalismo.

Interculturalismo:
Defende a ideia de interação entre as culturas com menos representantes e culturas mais desenvolvidas, apoiando seu convívio com base no respeito pelas diferenças e na oportunidade de ambos aprenderem juntos, criando uma nova cultura onde todos possam se envolver na construção da identidade de onde vivem. Visa conhecer e compreender sobre tais diversidades existentes na sociedade e busca soluções para os problemas sociais, econômicos, políticos e ecológicos, pretendendo chegar a valores que possam ser comuns a todos.

Relacionados