Pluralismo juridico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLURALISMO JURÍDICO: UM NOVO PARADIGMA

O presente trabalho discute um dos temas centrais da Sociologia Jurídica contemporânea, a saber: o pluralismo jurídico. Em linhas gerais,configura-se uma situação de pluralismo jurídico sempre que no mesmo espaço geopolítico vigoram mais de uma ordem jurídica, como o direito estatal e o direito da favela.

Bem como ilustra o vídeoindicado a este trabalho vemos uma realidade fática abafada escondida da realidade, vidas de pessoas menos favorecidas, eu diria que a mídia e meios de comunicação em geral tenta o tempo todo nosocupar, roubar o nosso tempo e desviar o nosso raciocínio, a nossa visão da realidade de fato dos menos favorecidos das sociedades mundiais, como por exemplo, à áfrica e até as favelas brasileiras ondepredomina miséria, fome e descaso total com seres humanos. Países que existe uma constituição, mas o direito aplicado a estes desprezados e esquecido esta longe da legalidade e realidade, alimentadopelo governo através dos meios de comunicação.

O símbolo da justiça trás uma deusa da mitologia grega com olhos vedados e uma balança em suas mãos com um entender que ela é justa e nãovai fazer acepção ao menor na hora de pesar o direito do mesmo, mas o que vemos esta longe disso, é só olharmos para a miséria mundial e veremos que esta venda nos olhos da deusa grega em favorecimentoa nata da sociedade e retirada e se tira de quem já não tem nada para favorecer quem tem tudo.

O maior bem jurídico e a vida da pessoa humana, assim diz o Direito, mas como fica a vida demilhões de crianças que morrem de fome, de frio, e de doenças degenerativas concebidas pelo meio em que vive e do alimento do lixo contaminado.
O maior princípio, e o da Dignidade assim diz oDireito, mas como fica a dignidade dos que não tem onde morar o que comer e vestir, sem educação, sem oportunidades e sem esperança, a revolta é que alem dos recursos que são desviados para uma minoria, a...
tracking img