Resenha Crítica
Pluralismo Jurídico
De acordo com a ótica de análise da Sociologia Jurídica e sua participação quase que obrigatória em nosso ordenamento jurídico, baseado no vídeo assistido noYouTube acerca da temática Pluralismo Jurídico, e de acordo com leituras realizadas em sala de aula do Professor Sérgio Cavalieri Filho, da Professora Ana Lúcia Sabadell e também do autor AntônioCarlos Wolkmer, podemos então traçar um paralelo entre a realidade brasileira atual e a realidade fática.
Para tanto, primeiro é preciso relembrar o conceito de pluralismo jurídico, isto é, as diversasformas de justiça que podem nascer concomitante a um Estado de Direito, em outras palavras, seria a justiça sendo levada a todos de maneira igualitária. De fato, temos o pluralismo jurídico comocorrente sociológica antagônica ao monismo jurídico, que no caso, nos servirá como pressuposto para analisar tal corrente. Monismo Jurídico é o mesmo que monopólio de normas jurídicas sendo ditadas peloEstado, assim, o Estado seria o único capaz de emanar normas jurídicas para os cidadãos.
O pluralismo jurídico tem ambiente favorável ao desenvolvimento, pois este se desenvolve nos subsídios domonismo, isto é, quando as normas jurídicas ditadas pelo Estado perdem a sua validade, ou seja, se tornam ineficazes, a sociedade encontrará por natureza voluntária uma forma de alcançar a justiça.
NoBrasil, a realidade é que as lacunas, contradições e ambiguidades do Direito Oficial, deixam muito suspensas as formas de resolução de conflitos propostas pelo Estado, portanto, para cada casoconcreto, isto é, para cada litígio julgado pelo Direito Oficial Brasileiro, o Direito Alternativo, dito assim, uma das formas de pluralismo jurídico, a nível nacional, deu solução de maneira não legítima,a pelo menos outros três conflitos de mesma proporção.
É fato que a alternatividade na solução de conflitos, gera um prejuízo a Justiça Brasileira, visto o fato de que, inviabiliza o ofício da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Pluralismo juridico resenha critica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pluralismo-Juridico-Resenha-Critica/30732689.html

MLA

"Pluralismo juridico resenha critica" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pluralismo-Juridico-Resenha-Critica/30732689.html>.

MLA 7

"Pluralismo juridico resenha critica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pluralismo-Juridico-Resenha-Critica/30732689.html>.

CHICAGO

"Pluralismo juridico resenha critica." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pluralismo-Juridico-Resenha-Critica/30732689.html.