Pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLURALIDADE CULTURAL

Elisangela Dilma Ferreira
Profª. Brigitte Klenz Jung
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0305) – Fundamentos e Metodologias da Alfabetização e Letramento
03/07/2012

RESUMO

A pluralidade cultural indica um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentesmaneiras de existir socialmente, valorizando e respeitando as diversidades culturais. A exclusão social impossibilita o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade com a participação na gestão coletiva. A escola tem o desafio de mobilizar os alunos, professores e toda a equipe do ambiente escola junto com a comunidade do quanto é importante valorizar as caraterísticas étnicas eculturais dos diferentes grupos que permeiam a sociedade. Consequentemente, ao exercer a cidadania, as diferenças são valorizadas, considerando a diversidade entre os indivíduos como constitutiva da cultura, própria da formação do povo brasileiro.

Palavras-chaves: Diversidade Étnica e Cultural. Pluralidade Cultural. Desigualdade.

1 INTRODUÇÃO

A temática da pluralidade cultural diz respeito aoconhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.

A escola tem um papel fundamental de uma instituição formadora de indivíduos que serão atuantes no cenário da sociedade, pois, cabe a escola o papel desafiador de formar uma consciênciabaseada na existência da diferença entre pessoas e no respeito mútuo que deve existir e permear as relações sociais.

A pluralidade cultural propõe uma concepção que buscar explicitar a diversidade a étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias oferecendo elementos para a compreensão deque valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.

2 PLURALIDADE CULTURAL

Ao aprofundar-se na temática da pluralidade cultural, é necessário relembrar que as culturas são produzidas pelos grupos sociaisao longo do tempo e de acordo com suas experiências e relações com o meio e com outros grupos. A diferença entre culturas é fruto de singularidade desses processos em cada grupo social distinto, sendo que as mesmas, em geral, são transmitidas através das gerações pela linguagem escrita, fotográfica, mas principalmente pela linguagem oral.

Mas, de acordo com os PCN (BRASIL, 2000, p. 20, v. 10),As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com os outros grupos, na produção de conhecimentos etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social.

Na sociedade em que convivemos, são claras asdesigualdades sociais produzidas pela relação de denominação e exploração socioeconômica e política, que se propõe o conhecimento e a valorização da pluralidade cultural, ao contrário, já a discriminação é impossível compreende-la sem recorrer ao contexto socioeconômico em que acontece a estrutura autoritária que marca a sociedade.

Ambas, “desigualdade cultural e discriminação articulam-se no que seconvencionou denominar “exclusão social”, ou seja, a impossibilidade de acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade e de participação na gestão coletiva do espaço público” (BRASIL, 1998, PCN). Porém, apesar da discriminação, da injustiça e do preconceito que contradizem os princípios da dignidade, do respeito mútuo e da justiça, a nossa sociedade tem produzido também experiências...
tracking img