Pluralidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Luiza Fagionato Trevizan dos Santos – RA 250.406.573-3
Karla Valéria Paulino – RA 250.406.534-4
Eloá Camila Pianelli – RA 117.137.535-4
Letícia Mariana Lovadini Corrêa – RA 250.400.759-3
Luiz Cláudio Ferreira da Silva – RA 258.247.229-1

PLURALIDADE CULTURAL

PLURALIDADE CULTURAL

1ª PARTE – RESUMO
Introdução
A temática da Pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e àvalorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, as desigualdades socioeconômicas e a crítica as relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.
Pluralidade culturalquer dizer a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente baseada no fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.
A oportunidade de conviver neste contexto, nos oferece elementos para a compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturaisnão significa necessariamente aderir aos valores do outro, mas, sim, respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que, em si, é devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.
A desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e política. A existência de privilégios sociais acentua amanifestação da discriminação e do surgimento preconceitos de toda ordem: socioeconômico, étnico e cultural. Em outras palavras, a dominação, a exploração e a exclusão interagem; e a discriminação é, simultaneamente o resultado e o instrumento desse complexo círculo de relações.

Justificativa
Historicamente, registra-se dificuldade para lidar com a temática do preconceito e da discriminaçãoracial/étnica. Na escola, muitas vezes há manifestações de racismo, discriminação social e étnica, por parte do professor e dos alunos. Essas atitudes representam violação dos direitos de quem está sofrendo a discriminação, quer sejam professores, alunos ou outros colaboradores, trazendo consigo obstáculos ao processo educacional, justificados pelo sofrimento e constrangimento a que essas pessoas sevêem expostas.
Gradativamente, conquistou-se uma legislação antidiscriminatória, culminado com o estabelecimento, na Constituição Federal de 1988, da discriminação racial como crime. Mas ainda existem mecanismos de proteção e promoção de identidades étnicas, como garantia do pleno exercício dos direitos culturais.
Este tema amplia-se para outros problemas transversais que envolvem opreconceito e discriminação. O preconceito tem profundas raízes psicológicas, culturais e sociais como, por exemplo, as práticas de respeito e solidariedade para com os portadores de deficiência física e mental. De modo abrangente, uma reflexão que envolva ética, orientação sexual, saúde e pluralidade cultural poderão fornecer pistas preciosas para o professor em seu cotidiano.
Do ponto devista educacional, a exigência de mudanças de atitudes por parte do magistério, sobretudo com relação à sua própria mentalidade e prática, pode colaborar na consolidação democrática do Brasil, ressaltando que o patrimônio humano da nação é o bem maior a ser cuidado, protegido e promovido.

Estado atual dos trabalhos com a temática
As propostas de trabalho pedagógico sobre esse tema aindaencontram dificuldades, já que até mesmo em termos internacionais, os estudos existentes ainda são pioneiros.
Algumas propostas da ONU (Organização das nações unidas), elaboradas por intermédio de suas agências, têm procurado contribuir para o desenvolvimento da “cultura da paz”, no recinto da escola, baseando-se em trabalhos sobre tolerância (conceito adotado pela ONU), como marco...
tracking img