PLT 681 S5

1564 palavras 7 páginas
CONTABILIDADE DE CUSTOS

GESTÃO DE CUSTOS
Custos & Despesas
Específicos







Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los.
Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério.
O objetivo desta aula é fornecer elementos para essa análise da natureza dos custos indiretos envolvidos na fabricação dos produtos.





Pela própria definição, custos indiretos são aqueles que não podem ser mensurados aos produtos, podendo, portanto ser apropriados somente de forma indireta, mediante uma estimativa de gasto.
As estimativas feitas para apropriar esses custos contêm certo grau de subjetividade, dependendo do critério utilizado para distribuir o custo.

Alguns gastos podem ser classificados como custo ou despesa, dependendo de sua utilização.
Por exemplo:
No seguro do prédio de uma empresa que abriga a área industrial e a área de administração, pode-se utilizar a área ocupada por cada setor ou a importância segurada de cada setor, se esta for de maior relevância.


Os custos indiretos comuns a vários departamentos são apropriados de acordo com a sua natureza.
Por exemplo:
a energia consumida,
o seguro,
o aluguel
etc.




Para fazer a apropriação dos custos dos departamentos de serviços aos departamentos de produção, não faz muito sentido e seria pouco útil e prático distribuirmos, novamente, cada item de custo; faz mais sentido, é de maior utilidade e praticidade apropriarmos o total de custos indiretos recebidos em cada departamento de serviço para os departamentos de produção, com base em algum critério, como uma estimativa de quanto um determinado departamento de produção utiliza do serviço de um departamento de apoio.





O departamento de Furação de determinada indústria, em determinado período, somou custos indiretos

Relacionados

  • Efeito dos Agentes de Acoplamento na Degradação Ambiental de Compósitos de Polipropileno-Curauá
    104197 palavras | 417 páginas
  • Técnolo em MKT de Varejo
    134061 palavras | 537 páginas
  • Aristóteles - obras completas - mesquita, antonio pedro
    251654 palavras | 1007 páginas