Plr participacao nos lucros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Participação nos Lucros e Resultados: A Remuneração Estratégica de Pessoas e sua contribuição para o incremento dos resultados organizacionais.
Humberto Medrado Gomes Ferreira Gines de San Leandro Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo avaliar a Participação nos Lucros e Resultados como forma de remuneração estratégica, em contraponto a remuneraçãotradicional ou fixa, discorrendo sobre os principais conceitos da matéria, legislação pertinente e, por fim, de conformidade com o estudo qualitativo em 3 empresas dos mais diversos ramos de atividade, verificar o impacto que a remuneração estratégica tem para o desempenho funcional.

Palavras-chave: Remuneração, resultados, comprometimento.

1. Introdução As transformações que estão ocorrendo nomundo dos negócios, a globalização e a competitividade, estão conduzindo as empresas a horizontalização de suas estruturas e a substituírem gestão por hierarquia, através de um modelo baseado em algo que vai além da remuneração em função de uma contraprestação, como forma de obter e manter a competitividade. Os novos desafios e expectativas do novo ambiente estão fazendo com que as empresas operemem um trinômio baseado em baixo custo - alta performance – alta rentabilidade. Ao se avaliar as diretrizes de uma organização, tem-se sempre em mente que as estruturas, tarefas e a tecnologia são as mais visíveis e mutáveis. Porém, quando se associa qualquer uma destas variáveis a variável “humana”, percebe-se a dimensão em que se situam as modernas práticas de gestão: como gerir pessoas eremunerá-las a contento em um ambiente em constante mutação, por vezes anti-ético e agressivo? Nesse cenário de transformação, a gestão de recursos humanos adquire um papel importante, e as organizações que quiserem enfrentar este novo desafio necessitam resgatar o papel estratégico da função recursos humanos. A gestão dos recursos humanos (GRH) é realizada de acordo com a contribuição do indivíduo para osucesso do negócio, considerando fatores como conhecimentos, habilidades, atitudes, desempenho e resultados. Autores como Legge (1995 apud GUIMARÃES,2001), Dutra (1996 apud GUIMARÃES,2001) e Flannery et al. (1997 apud GUIMARÃES,2001) contextualizam o estado de mudança nas organizações e a necessidade da administração de recursos humanos acompanhar este processo.

Esse redirecionamento daspolíticas de RH não reflete uma preocupação essencialmente humanista por parte das empresas, mas a busca de resultados mais efetivos, onde o capital humano da organização é diferencial que gera vantagem competitiva. Dutra (1996 apud GUIMARÃES,2001) sugere que a compatibilização entre os interesses das pessoas e as necessidades da empresa é extremamente complexa e que dificilmente encontra-se uminstrumento de planejamento e gestão de carreiras que possa dar conta do dinamismo e das peculiaridades dos ajustes decorrentes. A Participação nos Lucros e Resultados da empresa como instrumento de recompensa em função do atingimento de metas desperta a curiosidade no sentido de verificarmos até que ponto esse tipo de remuneração tem influência no desempenho dos empregados e de que forma é percebida poreles, criando uma nova mentalidade no que diz respeito a uma forma de remuneração voltada para a obtenção de resultados. 2 . Conceitos relacionados à remuneração tradicional Enio Resende (2004), afirma que as empresas têm passado por um constante processo de transformação, começando a despertar para a necessidade de mudarem os sistemas de remuneração. Segundo ele, ainda são poucas as empresas queadotam novos sistemas de remuneração no Brasil, mas percebe-se que muitas organizações estão identificando a necessidade da mudança dessa mentalidade e, aos poucos, haverá um processo natural dessa mudança, até por que, é uma questão de sobrevivência das empresas, já que o cenário atual mostra tanta competitividade, tornando-se de vital importância esta tendência. A remuneração tradicional...
tracking img