plntins

1552 palavras 7 páginas
Matemática Básica

Introdução à matemática

Inicialmente, acredito ser importante ressaltar que Matemática Básica não quer dizer que é matemática fácil. O conteúdo aqui é fundamental para a sequência de estudos na matemática, portanto será apresentado alguns tópicos para preencher possíveis lacunas ao longo dos anos no estudo da matemática.

Aritmética

Operações diretas no universo natural

O universo dos números naturais é abordado de duas formas distintas: a abordagem ordinal, em que os numerais designam posições, e a abordagem cardinal, em que os numerais designam quantidades. Os números ordinais são designados por palavras como primeiro, segundo, terceiro, trigésimo etc. Os números cardinais são designados por palavras como zero, um, dois, três, trinta etc. A formalização mais bem sucedida do universo dos números naturais foi proposta pelo matemático Giuseppe Peano, no século XIX. Ele relacionou os dois conceitos estabelecendo uma ordem para as quantias. A partir dos conceitos primitivos de zero, número natural e sucessor, Peano apresenta as seguintes regras?
- Zero é número natural ou, em linguagem simbólica: 0 (esse não é exatamente o símbolo usado, mas para efeito de digitação é mais simples de usar)

- Todo número natural possui um único sucessor;

- Zero não é sucessor de número natural algum.

Exercício

1. Responda às seguintes perguntas
a) Qual é o primeiro número natural?
b) Qual é o décimo sexto número natural?
c) Qual é o sucessor do número novecentos e oitenta e nove?
d) Qual é o sucessor do oitavo número natural?
e) Qual é o antecessor do ducentésimo quadragésimo terceiro número natural?
f) Qual número natural não possui antecessor?

A adição é a primeira operação aritmética que devemos compreender o universo dos números naturais. Essa é uma operação que se aplica a dois ou mais números naturais (parcelas) e produz, em todos os casos, um único resultado que chamamos de soma ou

Relacionados