Pleno emprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Viemos através deste trabalho expor os conhecimentos obtidos na doutrina e em materiais retirados da Internet sobre o Pleno Emprego e o que realmente significa a Busca pelo PlenoEmprego que é normatizada no art. 170 da CF e tem como fundamento os art. 6º e 7º da própria Constituição, assim como o art. 47 da lei nº 11.101/95.
Podemos dizer que o pleno emprego para a economia équando todos os fatores de produção estão sendo utilizados em sua capacidade máxima, inexistindo a ociosidade. A busca do pleno emprego tem por objetivo regular a atividade econômica, a partir delegislações infraconstitucionais, com uma iniciativa privada para criar e manter os níveis de emprego.


A busca do pleno emprego

O pleno emprego é uma política de desenvolvimento acelerado. Ela secaracteriza pela expansão do consumo público em serviços públicos essenciais e em infra-estrutura, pela redução para níveis internacionais da taxa básica de juros, por um sistema de contas públicasequilibrado, pelo aumento da disponibilidade de crédito interno e o aumento do número de vagas de emprego. O pleno emprego não significa que não haverá desemprego, e sim que seu nível será reduzido, algunsestudiosos consideram que se o nível de desemprego estiver abaixo dos 4%, o pleno emprego será considerado, já que pode existir o desemprego voluntário. .
Antes de analisar o pleno emprego énecessário conhecer seu contexto jurídico. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1999, p. 741) define emprego como uma “maneira de prover a subsistência mediante ordenado, salário ou outra remuneração a que sefaz jus pelo trabalho regular em determinado serviço, ofício, função ou cargo”, ou seja, a noção de emprego estaria vinculada a uma relação formal estabelecida com determinado agente econômico.Diferente de trabalho que é considerado como uma “atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento” (FERREIRA, 1999,...
tracking img