Plenitude auricular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLENITUDE AURICULAR

Trabalho apresentado na disciplina de Audiologia curso de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná.
Alunas: Carla de Freitas Almeida Melo
Debora Rosa e Erica TamuraTrabalho apresentado na disciplina de Audiologia curso de Fonoaudiologia
Aluna: Carla Freitas

CURITIBA 2012
Plenitude Auricular

A plenitude auditiva é aquela sensação do ouvido estar“cheio”, com os sons sendo percebidos e maneira abafada. É uma sensação muito similar àquela de quando tapamos o nariz e a boca e sopramos com força, estalos no zumbido, sensação de corpo estranho no canalauditivo externo,e leve dor auricular difusa. O ouvido dilata e os sons ficam abafados em plenitude auditiva.
As patologias da orelha externa e orelha média, causam a perda auditiva de condutiva, porlevarem a uma obstrução mecânica à condução do som, e o sintoma principal é a plenitude auricular.
O sistema auditivo é constituído pelas orelhas, externa, média e interna e pelas vias auditivas nosistema nervoso central
A plenitude auricular com seu efeito de ouvido “tapado” produz um efeito conhecido como “efeito oclusão”, que diminua a entrada do sistema auditivo de sons externos,batimentos cardíacos e começa a escutar sua voz mais forte. As patologias da orelha externa e orelha média, causam a perda auditiva de condutiva, por levarem a uma obstrução mecânica à condução do som, e osintoma principal é a plenitude auricular.

AS PATOLOGIAS SÃO ASSOCIADAS
Disfunção da ATM
Entretanto, quando o paciente passa a ter a plenitude sem nenhuma razão aparente e o médicootorrinolaringologista não consegue identificar uma causa otológica para o problema, há a possibilidade de, entre outras possíveis causas, ser um sintoma de uma disfunção da ATM.
Isso ocorre quando certos músculosmastigatórios ficam com o funcionamento alterado,uma alteração pode gerar uma resposta neurológica que altera os músculos do ouvido
E quando se altera um músculo é, chamado de tensor do véu...
tracking img