Plc (power line communication)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia SENAC/RS - Porto Alegre





















Tecnologia PLC
A nova era da comunicação de dados banda larga
























12 de junho de 2008

Sumário
SUMÁRIO 2
INTRODUÇÃO 3
POWER LINE COMMUNICATIONS 4
56
7
EXPERIÊNCIAS PRÉVIAS DE PLC NO BRASIL 8
PROJETO PLC RESTINGA 9
10
11
MAPA DO BAIRRO RESTINGA 12
MOTIVAÇÃO 1314
VANTAGENS E DESVANTAGENS 15
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRÁFIAS 17


Introdução

A comunicação por intermédio da rede elétrica cresce muito rapidamente em todo mundo. Na Europa, designada como PLC (Power Line Communication) e nos Estados Unidos, designada como BPL (Broadband Power Line), a comunicação dedados via rede de energia elétrica já é uma alternativa que concorre e/ou complementa diretamente os sistemas de comunicação sem fio (“wireless”), satélite e cabos coaxiais das operadoras de TV por assinatura.


Neste trabalho mostraremos a versatilidade da tecnologia PLC, aplicada a edificações novas e antigas, comprovando a sua diversidade de aplicações e sua confiabilidade. Será apresentadoum modelo de arquitetura PLC, baseada no Projeto Piloto Restinga - Inclusão Digital, implementado recentemente em Porto Alegre-RS.

Power Line Communications

Basicamente, podem-se classificar os segmentos de redes de comunicação usando PLC em três áreas:


Segmento de média tensão: Trecho entre a subestação da companhia de energia elétrica e o transformador de baixa tensão darede que atende os consumidores finais.
Last mile: Trecho de rede elétrica compreendida entre o transformador de baixa tensão e a residência do consumidor.
Last inch: Trecho de rede elétrica de baixa tensão localizado nas dependências do consumidor como mostra a figura 1.

[pic]
Figura 1. Rede de Comunicação PLC.

Os dispositivos para comunicação PLC em baixa tensão,usados principalmente para redes “in door”, têm se multiplicado conforme se pode verificar através do site “http://www.homeplugs.net”. A comunicação em redes de baixa tensão está caminhando a passos largos no Brasil. Em contrapartida, esta mesma tecnologia ainda se encontra em estágios iniciais quando se trata de transmissão de dados em banda larga sobre redes de média tensão. No Rio Grande do Sulexistem alguns grupos de trabalho pesquisando e desenvolvendo a tecnologia PLC. No meio

acadêmico podemos destacar alguns trabalhos realizados no desenvolvimento do projeto de um modem PLC para baixa tensão, outro que apresenta um estudo sobre o desempenho de modems PLC para aplicações “indoor” e um que apresenta uma proposta para modelos de negócio com PLC. Neste sentido, este trabalho pretendeapresentar resultados preliminares obtidos num projeto piloto de uso da tecnologia PLC para inclusão digital, denominado de projeto Piloto PLC Restinga, que iremos abordar na próxima página deste trabalho.

A Tecnologia PLC

O recente desenvolvimento de circuitos integrados, dedicados à comunicação sobre rede elétrica e acompanhados pelo crescente interesse por parte dos órgãos reguladoresdos EUA e Europa aumentam a credibilidade por esta tecnologia. No entanto esta tecnologia está atrasada em relação ao desenvolvimento das outras tecnologias de transmissão de dados causado principalmente pelo desinteresse dos investidores em telecom. Desde 2001, os investidores estão reticentes em financiar novos projetos tecnológicos que requeiram grandes investimentos. O ataque terrorista a...
tracking img