Plc automatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MIEEC | Automação

Apresentação dos Autómatos Programáveis

Autómatos Programáveis
(versão 4.5 em 17 de Abril de 2008) José António Faria, jfaria@fe.up.pt Armando Jorge Sousa , asousa@fe.up.pt
Professores Auxiliares da FEUP 16 de Abril de 2009

Autómatos Programáveis

Autómatos Programáveis

Autómatos programáveis
Os autómatos programáveis são microcomputadores especialmentevocacionados para aplicações de controlo a eventos discretos (onde a interface com os processos físicos envolve, fundamentalmente, variáveis boolenas e o programa de controlo é baseado em operações lógicas).

Exemplo de autómato programável

Autómatos Programáveis

Autómatos Programáveis

Autómato TSX/Micro da Schneider
Nas aulas práticas serão utilizados autómato da gama TSX/Micro da Schneider.Trata-se de autómatos modulares, da gama média/baixa que suportam até cerca de 150 linhas de entrada/saída

Módulos para controlo de sistemas contínuos
Para lidar com processos físicos que envolvam o controlo de variáveis contínuas, os autómatos dispõem de módulos especiais, por exemplo: cartas de entrada/saída analógicas; cartas de interface dedicadas, e.g., codificadores incrementais outermopares; cartas de controlo PID, genéricas ou dedicados a aplicações particulares como o controlo de temperatura; módulos de amplificação de potência, por exemplo para controlo de velocidade e de posição de motores eléctricos.

Autómatos Programáveis

Autómatos Programáveis

Autómato programável versus PC

Linguagens de programação
Os autómatos podem ser programados recorrendo a váriostipos de linguagens: Gráficas (diagrama de contactos, e GRAFCET) Textuais (lista de instruções e texto estruturado) Na mesma aplicação, podem ser combinadas diferentes linguagens ao mesmo tempo que é possível converter os programas entre as várias linguagens.

Relativamente aos computadores pessoais (PC’s), os autómatos: são mais compactos e robustos (vibrações, humidade, poeiras, ruídoelectromagnético); oferecem uma linguagem de programação dedicada (operações lógicas ao bit, temporizadores, contadores, ...) oferecem um sistema de I/O muito flexível (modular, múltiplas cartas, ligações simples) não dispõem de disco rígido nem de terminal de interface com o operador.

Autómatos Programáveis

Autómatos Programáveis

Linguagens de programação

Instruções
As linguagens de programaçãodos autómatos incluem instruções para executar: operações lógicas (AND, OR, NOT, …); operações activas ao flanco:

No âmbito da disciplina, apenas serão utilizados: o texto estruturado (idêntico ao FEUPAutom) o GRAFCET (que será introduzido proximamente)

Trata-se de duas linguagens standard definidas pela Norma IEC 1131 e que são suportadas pela maioria dos autómatos mais actuais.operações de contagem (incrementar e decrementar); operações de temporização; operações aritméticas (inteiras e em vírgula flutuante); manipulação de dados (strings, tabelas, …) funções de comunicação em rede e ponto-a-ponto.

Autómatos Programáveis

Autómatos Programáveis

Manuais
No laboratório, encontra um conjunto de completo dos manuais do software PL7* para programação dos autómatosMicro/Schneider.

Manuais
Apresentação PL7 Introdução ao ambiente de desenvolvimento de programas Manual PL7-vol1 Introdução à linguagem structured text (pag. 143 a 166) Introdução à linguagem Grafcet (pag. 167 a 210)

No entanto, no âmbito de Automação, apenas os seguintes manuais são relevantes (os quais estão disponíveis na página da disciplina). … * PL são as iniciais de programação lógicaManual PL7-vol2 Descrição detalhada das instruções de programação (pag. 13 a 64) Descrição dos objectos (bits) de sistema (pag. 277 a 290)

Autómatos Programáveis

Autómatos Programáveis

IMPORTANTE
No âmbito de Automação, não se justifica uma leitura exaustiva destes manuais e muito menos se justifica a sua impressão completa. Em vez disso, devem ser consultados pontualmente sempre que...
tracking img