Platelmintos

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 27 de dezembro de 2012
Platelmintos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhoreeste artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja comoreferenciar e citar as fontes.
Platyhelminthes

Esquema de cabeça de céstode
Classificação científica
Reino: Animalia
Subreino: Eumetazoa
Superfilo: Platyzoa
Filo: Platyhelminthes
Gegenbaur,1859
Classes
Monogenea
Trematoda
Cestoda
Turbellaria

A Wikispecies tem informações sobre: Platelmintos
Platelmintos são animais do filo Platyhelminthes (do grego platy, achatado + helmins,verme), pertencente ao reino Animalia. São considerados vermes, tais como o são considerados os integrantes dos filos Nematelmintos e Anelídeos.
O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente,há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubomúsculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.
Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendoo tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.
Esses vermes são triblásticos acelomados. Como conseqüência disso, não formam completamente alguns sistemas(respiratório, digestório). Outra consequência é a sua forma achatada. Suas células têm que ficar próximas ao meio externo (para respirar) e próximas ao intestino (para obter nutrientes).
Índice [esconder]1 Sistema digestivo
2 Sistema nervoso
3 Sistema excretor
4 Sistema reprodutor
5 Subdivisões
6 Doenças causadas por platelmintos
7 Referências
[editar]Sistema digestivo
Possui apenas uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Platelmintos
  • Platelmintos
  • Platelmintos
  • Platelmintos
  • Platelmintos
  • platelmintos
  • platelmintos
  • platelmintos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!