Plataoo e su republica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLATÃO↓
E a

REPÚBLICA
Nome: Lucas Klein
Disciplina: Filosofia
Novo Hamburgo, cinco de abril de 2013.

INTRODUÇÃO

Platão, um filósofo ematemático nascido em Atenas na Grécia, considerado por muitos o maior filósofo de todos os tempos. Neste trabalho irão ser mostrados diversos pontos sobre a vida as obras e o pensamento do mesmo, masdestacando dois pontos principais, quem foi Platão, e o que foi sua República.
Platão:
Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. Acredita-se que seu nome verdadeirotenha sido Arístocles; Platão era um apelido que, provavelmente, tinha a ver com a sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua grande capacidade intelectualde tratar sobre qualquer tipo de assunto. Seu nome em grego (plátos) significava amplitude, dimensão, largura. Sua filosofia era e ainda é de grande importância e influência. Platão ocupou-se comvários assuntos durante sua vida, entre eles ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.
Sua república:
A república de Platão, (em grego politeia) é o diálogo mais lido e comentado ao longo dahistória. Nele conta que Platão queria resolver os problemas de seu tempo, ele buscava por justiça, por exemplo: “Como salvar a cidade da confusão em que estava imersa, chegando a ponto de condenar àmorte aquele que tinha sido o farol da verdade nas discussões, ou seja, Sócrates?”.

Fonte: http://www.reidaverdade.com

CONTEÚDO

A VIDA
Platão nasceu em Atenas, mais ou menos em 427 a.C. emorreu em 347 a.C. um ano após a morte do estadista Péricles. Seu pai, Aristão, tinha como ancestral o rei Codros e sua mãe, Perictione, tinha Sólon entre seus antepassados. Inicialmente, Platão ficoufeliz com a filosofia de Crátilo, um seguidor de Heráclito. No entanto, por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte deste. Pouco depois de 399 a.C.,...
tracking img