Platao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plantão
LHC redescobre partículas subatômicas fundamentais
Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/07/2010
Rastros de partículas voando a partir do centro do experimento ALICE, em uma dasprimeiras colisões com uma energia total de 7 TeV.[Imagem: CERN]
O maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Grande Colisor de Hádrons) efetuou as primeiras medições fundamentais das partículassubatômicas.
Além de confirmarem o Modelo Padrão da física, os resultados representam uma espécie de "aquecimento" rumo às verdadeiras descobertas que se espera deste que é o maior experimento científicoda história.
Redescoberta do Modelo Padrão
Os primeiros resultados do LHC foram apresentados durante a Conferência Internacional sobre Física de Altas Energias (ICHEP), a maior reunião mundial sobrefísica de partículas, que atraiu mais de 1000 participantes para a sede do CERN.
Os porta-vozes dos quatro principais experimentos do LHC - ALICE, ATLAS, CMS e LHCb - estão apresentando as mediçõesdos três primeiros meses de funcionamento do LHC com uma energia de 3,5 TeV por feixe, que é três vezes e meia maior do que já havia sido obtido antes em um acelerador de partículas.
Com estasprimeiras medições, os experimentos estão redescobrindo as partículas que estão no cerne do Modelo Padrão - o pacote que contém a explicação atual das partículas da matéria e das forças que atuam entre elas.Este é um passo essencial antes de passar a fazer descobertas verdadeiras, segundo os cientistas. Por exemplo, entre os bilhões de colisões já gravadas, algumas contêm "candidatos" para o quark top."A redescoberta dos nossos 'velhos amigos' no mundo das partículas mostra que os experimentos do LHC estão bem preparados para adentrar em novos territórios," disse o diretor-geral do CERN, RolfHeuer. "Parece que o modelo padrão está funcionando conforme o esperado. Agora cabe à natureza nos mostrar o que há de novo."
Descobertas reais
Dois experimentos adicionais também já se beneficiaram...
tracking img