Plataformas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 128 (31826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COPPE/UFRJ

SIMULAÇÃO DINÂMICA DE DOIS CORPOS FLUTUANTES ACOPLADOS SUJEITOS À AÇÃO DE ONDAS REGULARES

Roberto Edward Cruz

Dissertação

de

Mestrado

apresentada

ao

Programa de Pós-graduação em Engenharia Oceânica, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Engenharia Oceânica.

Orientador: Paulode Tarso Themistocles Esperança

Rio de Janeiro Janeiro de 2010

SIMULAÇÃO DINÂMICA DE DOIS CORPOS FLUTUANTES ACOPLADOS SUJEITOS À AÇÃO DE ONDAS REGULARES

Roberto Edward Cruz

DISSERTAÇÃO SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA (COPPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA AOBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS EM ENGENHARIA OCEÂNICA.

Examinada por: ________________________________________________ Prof. Paulo de Tarso Themistocles Esperança, D.Sc.

________________________________________________ Prof. Sergio Hamilton Sphaier, Dr.-Ing.

________________________________________________ Prof. Marcelo de Almeida Santos Neves, Ph.D.________________________________________________ Dr. Mauro Costa de Oliveira, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL JANEIRO DE 2010

Cruz, Roberto Edward Simulação Dinâmica de dois Corpos Flutuantes Acoplados sujeitos à ação de ondas regulares / Roberto Edward Cruz. – Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2010. XII, 163 p.: il.; 29,7 cm. Orientador: Paulo de Tarso Themistocles Esperança Dissertação (mestrado) – UFRJ/ COPPE/ Programa deEngenharia Oceânica, 2009. Referencias Bibliográficas: p. 121-122. 1. Dinâmica de Sistemas Flutuantes. 2. Multicorpos. 3. Simulação Numérica. I. Esperança, Paulo de Tarso

Themistocles. II. Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Programa de Engenharia Oceânica. III. Titulo.

iii

Aos meus pais Agnese e Roberto, À Minha Esposa Mariana e Às Minhas Filhas Maria Isabel e Maria Carolinaiv

Agradecimentos Primeiramente gostaria de agradecer à PETROBRAS pela oportunidade de poder executar este trabalho. Tenho muito orgulho de trabalhar nesta empresa que tradicionalmente investe na capacitação e formação de seus profissionais.

Gostaria de agradecer enormemente ao meu orientador, Dr. Paulo de Tarso, pela paciência que teve durante a execução deste trabalho. Aprendi muito econtinuo aprendendo com os seus ensinamentos.

Agradeço também aos meus colegas da USP, Fabiano Rampazzo, Edgard Borges Malta e Fabio Tadao Matsumoto e ao Prof. Dr. Kazuo Nishimoto, que me ajudaram no desenvolvimento deste trabalho uma vez que trabalhamos juntos em um projeto de pesquisa sobre o tema desta dissertação.

E por último, porém não menos importante, eu agradeço ao suporte da minhaesposa, Mariana, e dos meus sogros, Marta e Jose, que me permitiram dedicar o tempo livre necessário para a execução deste trabalho.

v

Resumo da Dissertação apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

SIMULAÇÃO DINÂMICA DE DOIS CORPOS FLUTUANTES ACOPLADOS SUJEITOS À AÇÃO DE ONDAS REGULARES

Roberto Edward CruzJaneiro/2010

Orientadores: Paulo de Tarso Themistocles Esperança

Programa: Engenharia Oceânica

Este trabalho apresenta um modelo para simulação dinâmica de dois corpos flutuantes acoplados por linhas de amarração sujeitos á ação de ondas regulares. Os resultados numéricos do modelo proposto são comparados com os resultados de ensaios realizados em escala reduzida. O modelo propostoconseguiu reproduzir os resultados obtidos experimentais com algumas ressalvas.

vi

Abstract of Dissertation presented to COPPE/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science (M.Sc.)

DYNAMIC SIMULATION OF TWO COUPLED FLOATING BODIES SUBJECTED TO REGULAR WAVES

Roberto Edward Cruz

January/2010

Advisors: Paulo de Tarso Themistocles Esperança...
tracking img