Plataformas petrolíferas

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Navio Plataforma tipo FPSO

Universidade Estadual da Zona Oeste - UEZO Disciplina: Embarcações Especiais Alunos: Flávio Masson Flávio Henrique Carolina Santos Anderson Batista Rafael Garcia

1

Floating Production Storage Offloading
 

Conversão dos tipos de navio em petroleiro; Um FPSO consiste em uma unidade estacionária de produção que utiliza um navio ancorado, o qual suporta noseu convés uma planta de processo que faz o armazenamento do óleo produzido e permite o escoamento da produção para outro navio, chamado aliviador, que periodicamente é amarrado no FPSO para receber e transportar o óleo até os terminais petrolíferos.

2

Floating Production Storage Offloading
Atualmente, os sistemas flutuantes de produção abrange uma grande quantidade de profundidade de águae ambientes. Existem quatro tipos principais de FPS foram desenvolvidos em diferentes partes do mundo: Floating production, storage, and offloading vessel (FPSO) – unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência; Floating production submersibles (FPSS) – unidade flutuante de produção submersível; Tension legs platforms (TLPs) – plataformas flutuantes com sistema de ancoragem; Spars.No Brasil, atualmente, um dos principais tipos de plataforma utilizado para a produção de óleo são as unidades do tipo FPSO.
3

-

-

Desenvolvimento dos FPSO’s


A primeira unidade de produção flutuante a operar em águas brasileiras foi a unidade marítima P-34. Originalmente a unidade P-34 era um navio petroleiro, batizado de “Presidente Juscelino”, construído no estaleiro de Verolmena Holanda. No ano de 1976, foi convertido em unidade de processamento e produção entrando em operação em 1979 no campo de Garoupa na Bacia de Campos com uma lâmina d’água de 100 (cem) metros.; Avanço da tecnologia e necessidade de exploração; Os FPSO’s não são, normalmente, projetados para instalação permanente, sendo, a possibilidade de movimentação para outra locação ao término da exploração deuma reserva, uma vantagem desta tecnologia.





4

Função
A função mais importante de um FPSO é processar o óleo e gás através da planta de processo instalada em seu convés principal. Esta planta de produção normalmente consiste em sistemas de processo, controle, segurança e equipamentos, incluindo sistemas auxiliares, para processamento da mistura óleo e gás importada dos poços deprodução ou, um alguns casos, recebida de outras unidades de produção.
5

Modelos de FPSO


FPSO Box (Fixo); FPSO baseado em Monocoluna;





PD FPSO ( Desconectável);
FPSO LPG (Gás liquefeito).



6

FPSO Box Shaped

7

FPSO baseado em Monocoluna

8

Posicionamento Dinâmico (Dynamic Positioning - DP)
Os navios com Posicionamento Dinâmico (Dynamic Positioning -DP) são dotados de propulsores complementares para auxiliar durante as manobras de aproximação e na manutenção de posição. Estes propulsores são geralmente do tipo tunnel thruster, que são propulsores inseridos em um túnel transversal (bombordo-boreste) no casco ou azimutais, que ficam expostos sob o casco e podem girar 360o (durante a navegação estes propulsores azimutais são recolhidos ourebatidos no casco).

9

PD FPSO ( Desconectável)
FPSO que navegam (uso de turret desconectável):

10

LPG FPSO
A plataforma Sanha foi a primeira FPSO de Gás Liquefeito de Petróleo.

11

Vantagens
 











As maiores vantagens dos sistemas do tipo FPSO são: Grande versatilidade na escolha do tipo do navio a ser usado e facilidade de instalação e recolocação;Integração, dentro de um único sistema, de todas as funções necessárias à produção e processos, armazenamento e posterior descarregamento do óleo para um navio aliviador; Área livre com grandes dimensões, facilitando o arranjo dos equipamentos de produção e utilidades; Simplicidade de construção, com inúmeros estaleiros habilitados em todo o mundo; Grande disponibilidade de volume de tanque para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plataformas petroliferas
  • Tipos de Plataformas petrolíferas
  • Implementação da nr10 em plataformas de petrólíferas
  • Impactos ambientais em Plataforma petroliferas
  • Acidentes em plataformas petrolíferas
  • Historia das Plataformas Petrolíferas
  • FIXAÇÃO DE PLATAFORMAS PETROLÍFERAS POR DIFERENÇA DE PRESSÃO (ÂNCORAS DE SUCÇÃO)
  • PLANEJAMENTO DE PARADA PROGRAMADA PARA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO EM PLATAFORMAS PETROLÍFERAS: PROPOSTA...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!