Plataforma moodle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOODLE: FUNÇÕES E USO

Diva Ribeiro Pimenta
Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, Jandira – Graduanda no curso de Administração Pública

Ana Carolina de Souza
Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, Jandira - Graduanda no curso de Administração Pública

Adriano Alves FerreiraCentro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, Jandira - Graduando no curso de Administração Pública

Carlos Alberto Lino da Silva
Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, Barueri - Graduando no curso de Administração Pública

_________________________________ Resumo___________________________________

Diferentemente de uma modalidade de ensino presencial, o aprendizado virtual pode proporcionar um aprendizado interativo, integrado e crítico, onde podemos de uma forma estruturada e acompanhada sistematicamente aferirmos, não somente os resultados diretos como aceitação, aprovação dentre outros, como também a manutenção e ampliação de todo um projeto.
Mesmo que as instituiçõesde ensino possuam uma plataforma diferenciada umas das outras, todas contam com alguns princípios iguais, exemplo: Pólo de apoio, ambiente virtual e tutoria. No âmbito tecnológico tambem, cotam hardwares (mecanismos, equipamentos e artefatos), e softwares (Procedimentos, técnicas e métodos).

Estas plataformas podem ser:
➢ Unip - Blackboard e Moodle
➢ UNICAMP - entre outras, usao DRUPAL.
➢ UNIVESP - Moodle (USP + Governo estadual de SP)
➢ Fundação Vanzolini – Plonne. 

Percebe-se que o EAD não tem a intenção buscar elementos para o ensino de autodidatas, más sim potencializar as capacidades individuais e coletivas num modo de ensino que venha provocar o desenvolvimento das habilidades do aluno, logo o processo de aprendizagem dentro das ferramentasutilizadas pode tambem depender mais das experiências dos alunos diante as suas dúvidas perguntas, do que propriamente partir dos professores ou dos métodos aplicados. Em todo caso, este artigo tem a finalidade de incluir num só espaço, informações colaborativas para o assunto em pauta.

Palavra chave:

- Tecnologia no ensino
- Ensino a distância
-Interatividade e aprendizado.

3 INTRODUÇÃO

Atualmente, temos uma procura enorme e crescente por diversos meios de comunicação alternativos e de aprendizado. Nos paises mais avançados (como universidades dos EUA), já dispõem de modelos tradicionais de cursos a distancia. Aqui no Brasil tambem tem aumentado esta procura. Melhora da qualidade de ensino, ampliação da inclusão social, custofinanceiros, incentivo à educação, soluções educacionais e até mesmo quebra de barreiras etc., são fatores que nos fazem buscar compreender como funciona na pratica esta modalidade de ensino através do uso da tecnologia a internet, que proporciona acesso as mais variadas plataformas de ensino a distancia no país.
Quando usamos a expressão “moodle” aqui no Brasil, muitas pessoas ainda não sabemdo que estamos nos referindo, fazem uma pequena alusão de que seja algo sobre ensino virtuais, más, não sabem realmente o que seja e muito menos como ocorre ou o porque do seu uso.
Atendendo as exigências de uma disciplina da modalidade de ensino a distancia (Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público), do Centro de Educação Aberta e a Distancia da Universidade Federal de OuroPreto (UFOP). Para a realização deste trabalho em grupo (grupo seis), procuramos levantar mesmo que de forma breve, maiores informações sobre o as funções e uso moodle.
Temos como objetivo, trazer pontos inerentes a esta modalidade, que pode em muitos aspectos contribuir no processo de melhorias da educação e do ensino no país devido o seu alto poder de alcance e de possibilidades.

4 O...
tracking img