Plataforma ios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O iOS é o sistema operacional que fica no coração dos dispositivos iPhone, iPod touch e Ipad. Com uma prática interface, recursos fantásticos e grande estabilidade, os usuários quando pegam nestes dispositivos pela primeira vez já sabem como utilizá-lo. A interface Multi-Touch do iOS foi desenvolvida para o manuseio através do dedo.
O iOS introduziu vários conceitos que hoje emdia são comuns, por exemplo, o uso de acelerômetros para saber a posição em que o aparelho se encontra, sistema de controle por voz, “shake to shuffle” que permite escolher músicas aleatoriamente apenas “sacodindo” o aparelho, etc.
Neste trabalho são abordados alguns temas sobre a plataforma, como a história do iOS com suas evoluções, sua arquitertura interna e a interface de desenvolvimento(SDK) e a comparação com outros sistemas para dispositivos móveis.

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
2.1 - História
Após o fracasso da Motorola com um celular em parceria com a Apple que tinha um iTunes dentro para gerenciar a parte de música, Steve Jobs percebeu que deveria ser a própria Apple a desenvolver um aparelho integrando o iPod com um telefone celular e entrou em negociações diretas com aCingular — excluindo de vez a Motorola. Nas suas reuniões secretas em quartos de hotéis com os chefões da Cingular, Jobs passou uma mensagem importante: “Apple tem tecnologia para construir algo verdadeiramente revolucionário, “anos-luz à frente de todo o resto” e estava disposta a avançar com um contrato de exclusividade para fechar o negócio” (MOBILE, 2009).
Jobs informou ainda que a Appleestaria pronta para desenvolver algo nunca visto antes e seus engenheiros teriam passado quase um ano trabalhando em tecnologias touchscreen para um possível tablet que eles poderiam adaptar a tecnologia para um telemóvel (MOBILE, 2009).
A equipe de desenvolvimento trabalhou separada em duas partes. Enquanto o pessoal do hardware trabalhava com circuitos usando softwares falsos, os engenheiros desoftware trabalharam em placas de circuito em caixas de madeira. Em Janeiro de 2007, quando Steve Jobs anunciou o iPhone na Macworld, apenas umas 30 pessoas tinham visto o aparelho completo (MOBILE, 2009).

2.2 - Conceitos do iPhone
O iPhone é um smartphone desenvolvido pela Apple, que possui funcionalidades que fazem com que ele seja iPod, câmera digital, meio para acesso a Internet, visualizadorde e-mails, além de prover todas as funções que um smartphone pode oferecer (APPLE, 2010).
A interação com o usuário é feita por uma tela sensível ao toque, como pode ser visto na Figura1. Trata-se de uma tela HVGA (Half-size Video Graphics Array) (320x480 px em 160 ppi) com vidro de qualidade óptica que foi especificamente criada para ser usada com um dedo. No caso do iPhone, podem serutilizados múltiplos dedos para a sensibilidade Multi-Touch, não sendo necessário o uso da caneta stylus, utilizada em grande parte pelos smartphones. Uma desvantagem em relação ao fato do iPhone ser totalmente Touch é que para o caso de o usuário estar utilizando luvas, não seria possível interagir com o aparelho. A Figura 1 representa as telas utilizadas para se obter uma interação com o usuário atravésdo toque com mais de um dedo (PETROSKY, 2008).

Figure 1: Telas que capacitam o sistema Multi-Touch
Fonte: PETROSKY (2008)

2.3 - Evolução do Dispositivo
O O iPhone foi lançando no mercado e oferecido aos usuários, inicialmente com o uso da tecnologia 2G (segunda geração). Existem alguns pontos que diferenciam o iPhone 2G para o 3G, porém o que vale ser destacado é a forma de utilização daInternet. No modelo 2G, a Internet pode ser usada via WI-FI ou por meio de uma rede EDGE, diferente da tecnologia 3G, que possibilita o acesso a Internet a qualquer lugar com muito mais velocidade e praticidade (TECHZINE, 2008).
Além da característica mencionada, pode-se destacar que além de tomar proveito da tecnologia 3G, o maior destaque do iPhone 3G se resume ao GPS (por meio do serviço...
tracking img