Plataforma do para-formal: cidade+contemporaneidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da solução para web Plataforma do Para-formal1 visa o suporte digital do projeto de pesquisa “Os Lugares do Para-Formal” que estuda e mapeia cartograficamente de territórios “para-formais” no centro de cidades, investigando repertórios, redes de interação, conflitos e potenciais. Uso de relações infográficas para detectar os espaços dinâmicos, sistemas deforças, fluxos e interatividade. Sendo assim a plataforma se propõem a ser um meio por qual será divulgado as capturas de para-formalidades através de um conjunto de ferramentas integradas para tornar a informação organizada geograficamente em um espaço virtual representado o local de onde foram retiradas, sendo essa representação visual através de um mapa contendo imagens, anotações de descrição ediscriminação de cada para-formalidade e espaço para a divulgação através de outros meios daquela informação visualizada.
A problematização nasceu de como construir um espaço online, em forma de plataforma web e acessível, para exploração e divulgação destas informações fotográficas e textuais. Sendo assim possível através dos colaboradores do projeto acessarem de foram a cadastrar as informaçõescoletadas das para-formalidades, catalogá-las e publicar estas de forma a representar o espaço real do qual foram retiradas.
E ao mesmo tempo problematiza-se a capacidade de portabilidade deste meio de armazenamento e divulgação para outros projetos que envolvem o contesto da para-formalidade. Atendendo não somente as necessidades deste grupo, mas a possibilidade de ser uma ferramenta paraterceiros que visam também ter um meio de divulgação de seus trabalhos com para-formalidades.
Com isso ficou evidente que seria necessário utilização de tecnologias já existentes que representariam o espaço em forma de mapa do local através do navegador web(browser), daquele que acessa, e tendo sobre ela uma camada de informações sendo estas ao mesmo tempo disposta a representar a localização espacialbem como o seu significado como para-formalidade.
Exigindo assim o conhecimento adequado de tecnologias web para o sistema de informação e a interoperabilidade2 destas para a construção de um de comunicação entre a para-formalidade e o público-alvo que aqui se descreve como sendo a comunidade,de onde saiu essas capturas, e turistas que desejam conhecer o além do formal da história daquelacidade ou lugar.

2 METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)

O trabalho iniciou-se pelo entendimento da real necessidade sobre o que era a para-formalidade, de como era organizada em meios físicos e como levá-la ao público online de forma a ser viável tanto computacionalmente como visualmente arranjada de forma que o público-alvo fosse capaz de interagir com ela sem a necessidade de ser assistida deoutros conhecimentos se não aqueles básicos obtidos no cotidiano frequente de redes sociais e blogs.
Com isso optou-se por usar elementos da web que viabilizam tanto a agilidade da construção da Plataforma como a de usabilidade3 para usuário, assim usa-se ferramentas como Google Maps para construir o espaço cartográfico, a linguagem de programação PHP para ter a camada de informação que interagecom o usuário e gera um ambiente de resposta para a plataforma.
Porém o trabalho não limitou-se apenas a junção destas para a construção de uma solução viável e de fácil acesso, foi necessário o estudo de tecnologias vigentes e que servissem ao propósito. Houve a necessidade de entender como seria realizado a intercomunicação destas ferramentas e como seria dispostos a interagirem para criar umambiente agradável.
Durante todo o desenvolvimento, até então, foram realizas testes de usabilidade com aqueles que se envolveram com o projeto, principalmente na área de transformação da informação textual e fotográfico para os meios digitais. Gerando um feedback de como até mesmo como será a interação do público em essa informação.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A aplicação conta com várias...
tracking img