Plataforma de acessibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS_UNIS/MG
ENGENHARIA MECÂNICA 1°A
ALLAN DE SOUZA
ANDRÉ LUIZ
CARLOS ROSA
CLEITON WILDES
DANIEL BARBOSA
ERIK WILLIAN

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CURSO: plataforma de acessibilidade



Varginha MG
2012

ALLAN DE SOUZA
ANDRÉ LUIZ
CARLOS ROSA
CLEITON WILDES
DANIEL BARBOSA
ERIK WILLIAN

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CURSO: plataforma deacessibilidade

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas UNIS/MG como pré-requisito para obtenção de aprovação ao PIC, sob orientação do Prof. Hugo Rangel.

Varginha MG
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4
2 DESENVOLVIMENTO5
2.1 Surgimento dos primeiros elevadores5
2.2 Componentes da plataforma5
2.3 Funcionamento da plataforma6
2.4 Dispositivosde segurança...................................................................................................6
2.5 Diagramas e sistema físico real ........................................................................................ 8
3 CONCLUSÃO .....................................................................................................................12
4 REFERÊNCIAS..................................................................................................................13
5 ANEXOS...............................................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de aplicar os conhecimentos e a ética por nós adquiridos, explicaremos o funcionamento de uma plataforma de acessibilidade,visando á melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com deficiência, expondo tabelas, desenhos, vídeos, animações e fórmulas para assim exemplificar o entendimento do projeto aqui exposto.
Ideais para ambientes internos (residenciais ou comerciais / públicos) atendem a todas as Normas Técnicas e de segurança, específicas deste tipo de aparelho de transporte. Permitem a elevação de um passageiroem cadeira de rodas, com um acompanhante, com possibilidade de manobras no espaço interno, conforme disposição das portas de acesso / saída (mesmo lado, lados opostos ou lados adjacentes), com dimensões apropriadas para cada caso.
Deslocamento em caixa de corrida em alvenaria ou estrutura metálica, com portas tipo cancela na plataforma e eixo vertical nos pavimentos atendidos.
Limitação depercurso através de chaves fim de curso, instalado na parte interna superior e inferior da estrutura de deslocamento.
Segurança: sistema de trava eletromecânica, através do qual a plataforma só parte com as portas fechadas e travadas (plataforma e pavimentos).
Sistema de acionamento através de quadro de comando, para economia de energia e partes mecânicas, além de proporcionar uma viagem suave, semtrancos.
Sistema de segurança, através de regulador de velocidade e conjunto de cunhas, aprovada conforme normas.
Neste trabalho foram utilizados como material de suporte as Normas brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Requisitos Fundamentais da ISO9386-1(norma Internacional para Plataforma Elevatória Vertical adotada em diversas cidades do Brasil) em vigor nestemomento.
As PNE (pessoas com necessidades especiais), ainda sofrem preconceito, de empresários que não se preocupam em tornar os estabelecimentos acessíveis a toda á sociedade, e portanto fazendo-se necessário a nossa intervenção em dar a estas pessoas totais condições de locomoção através deste trabalho.


2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Surgimento dos primeiros elevadores
Com o objetivo deaplicar os conhecimentos e a ética por nós adquiridos, explicaremos o funcionamento de uma plataforma de acessibilidade, visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com deficiência, expondo tabelas, desenhos, vídeos, animações e fórmulas para assim exemplificar o entendimento do projeto aqui exposto.
As primeiras informações de deslocamentos verticais ascendentes que se tem notícia provêm...
tracking img