Plataforma cederj informáticaplataforma cederj informática

844 palavras 4 páginas
A PLATAFORMA MOODLE/CEDERJ

Plataforma CEDERJ

A Plataforma CEDERJ é o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pelos cursos de gradução ofertados pelo consórcio CEDERJ. Para os demais cursos de extensão é utiliza a plataforma Moodle customizada para as atividades educacionais propostas pela Fundação CECIERJ. Ele apresenta ferramentas de comunicação, fornecimento de material didático e paradidático, e apoia a interação e a dinamização no processo de aprendizagem através de ferramentas interativas (Barreiro & Andrade, 2011).
A página inicial apresenta vasta oferta de recursos acadêmicos como: notícias do curso, notícias do pólo, informações sobre o CEDERJ, e as salas de aula de cada disciplina. No menu lateral o aluno tem acesso às Informações Acadêmicas como: horários para atendimento telefônico, cadernos didáticos, calendário de provas, ementas das disciplinas, matrizes curriculares, guia de curso, horários de tutoria presencial e a distância,
Ao acessar uma disciplina o aluno tem acesso a ferramentas específicas direcionadas ao estudo como: material didático, material impresso, salas de conferência, sala de tutoria e wiki.
Além da função de elaboração e manutenção da plataforma, a Fundação CECIERJ possui setores especializados na produção de objetos de aprendizagem virtuais, que são disponibilizados na plataforma de acordo com a necessidade e estruturação de cada curso e disciplina. Entre estes objetos podem ser citados animações computadorizadas em 2D e 3D, vídeos, podcasts e imagens vetorizadas.
Plataforma - É uma expressão utilizada para denominar a tecnologia empregada em determinada infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) ou telecomunicações, garantindo facilidade de integração dos diversos elementos dessa infra-estrutura.

Facilidade
Não há como negar a boa vontade e a capacidade dos profissionais da área de informática na montagem de uma plataforma. Mas, a realidade é que do outro lado, existe um mundo de usuários que dependem do bom

Relacionados