Platão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O duelo de Heitor contra Aquiles
Mas não fugirei, não será nas minhas costas que cravarás a tua lança... A guerra tornar-se ia mais leve para os Troianos após a tua morte: na verdade, és para eles omaior flagelo.
Assim disse, e, tendo-o brandido, lançou o seu pique de longa sombra. Atingiu o centro do escudo do filho de Peleu, não falhou, mas a lança ressaltou para longe do escudo. Heitorirritou-se por aquele dardo rápido ter partido inutilmente da sua mão. Parou, desapontado; não tinha outro pique de freixo. Chamou Deífobo do escudo branco, em altos gritos: pedia-lhe uma grande lança.Mas o outro já não estava perto dele. Heitor compreendeu em sua alma, e exclamou:
- Ai de mim, decerto que os deuses me chamaram para a morte! Porquanto eu julgava ter Deífobo, esse heroi, a meu lado,mas ele está dentro das muralhas, e a mim enganou-me Atena. Agora, eis que a morte se acerca de mim; já não está longe; deixou de haver refúgio. Era, sem dúvida, desde há muito, o que preferiam Zeus,e o filho de Zeus que fere de longe. Dantes, eles diligenciavam tirar-me de apuros; hoje, pelo contrário, atingi-me a sorte. Todavia, não pereçamos sem coragem, nem sem glória, mas depois de algumagrande proeza, que se transmita à própria posteridade.
(Fragmento do Canto XXII “Morte de Heitor” em: Homero, A Ilíada).

TEXTO 2.
Ulisses na terra dos Lotófagos
Desde ali, durante nove dias, fuilevado por ventos funestos sobre o piscoso mar; no décimo, desembarcamos na terra dos Lotófagos, que se nutrem de flores. Aí, penetramos no continente, fizemos aguada e logo meus companheiros tomaramuma refeição, junto das rápidas naus. Depois de termos comido e bebido, tendo escolhido dois homens e dando-lhes um terceiro como arauto, mandei-os colher informações sobre quais eram os

comedoresde pão que na terra habitavam. Eles partiram, ato contínuo, e entraram em contato com os Lotófagos. Estes não pensaram em matá-los, senão que lhes deram loto a comer. Ora, quem quer que saboreava...
tracking img