Plasticos e o ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. Resumo 2
2. Os Plásticos 3
3. A fabricação dos plásticos 3
4. Química dos plásticos 4
5. Reações de condensação e adição 5
6. Importância dos Plásticos para o Meio Ambiente 5
7. A reciclagem de plásticos e o Meio Ambiente 6
7.1 Etapas da reciclagem 8
8. Um continente de Lixo 8
9. Conclusão 10
10. Referências bibliográficas 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tempor objetivo principal a conceituação de plásticos e o meio ambiente, considerando os aspectos químicos e ambientais.
Como os plásticos são formados? Quais seus impactos no ambiente? Provavelmente vai encontrar respostas bastante divergentes.
As respostas são fáceis, mas muitos desconhecem este fato. Dessa forma, perguntas destas importâncias não podem ficar sem uma resposta clara.Para encurtar a história, decidimos investigar essa questão, e através deste trabalho esperamos cumprir a meta de que o motivou sua elaboração: Ampliar conhecimentos.

1. Resumo

O plástico está em todo lugar. Provavelmente muitos itens de plástico estão ao seu alcance em todo momento. Plástico é qualquer material que possa ser moldado em qualquer formato; alguns existemnaturalmente, mas a maioria é feita pelo homem.
Os plásticos são feitos a partir do petróleo. O petróleo é uma matéria-prima rica em carbono, e os plásticos são grandes compostos que contêm carbono. São grandes moléculas chamadas polímeros, que são compostos formados pela combinação de unidades menores (geralmente repetitivas) unidas por ligações covalentes chamadas monômeros. Os químicos combinamvários tipos de monômeros de maneiras diferentes para fazer uma variedade quase infinita de plásticos com propriedades químicas diferentes. A maioria dos plásticos é quimicamente inerte e incapaz de sofrer reações químicas com outras substâncias.
Você pode armazenar álcool, sabão, água, ácido ou gasolina em um recipiente plástico sem dissolvê-lo. O plástico pode ser moldado em uma variedadequase infinita de formatos; portanto, você o encontra em brinquedos, xícaras, garrafas, utensílios, fios, carros, e até no chiclete. Os plásticos revolucionaram o mundo.
Como não reage quimicamente com a maioria das outras substâncias, o plástico não se desintegra. Portanto, o ato de jogar plástico fora representa um problema ambiental difícil e importante. O plástico permanece no ambientepor séculos, então a reciclagem é o melhor método. Porém, estão sendo desenvolvidas novas tecnologias para fabricar plástico a partir de substâncias biológicas, como óleo de milho. Esses tipos de plásticos seriam biodegradáveis e melhores para o meio-ambiente.

2. Os Plásticos

A origem da palavra “plástico” vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem.
Plásticos sãomateriais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros.
 Os plásticos são produzidos através de um processo químico conhecido como polimerização, a união química de monômeros que formam polímeros. 
O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do materialplástico. Os polímeros dividem-se em Termoplásticos e Termofixos.

Termoplásticos: Não sofrem alterações na sua estrutura química durante o aquecimento e podem ser novamente fundidos após o resfriamento. 
Exemplos: acrílico, prolipropileno (PP), polietileno de alta densidade (PEAD), polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno tereftalato (PET), poliestireno (PS), policloreto de vinila (PVC),etc.

Termofixos: São aqueles que não fundem com o reaquecimento. Exemplos: resinas fenólicas, epóxi, poliuretanos, etc.

3. A fabricação dos plásticos

Para fabricar os plásticos, os químicos e engenheiros químicos devem fazer o seguinte em escala industrial:
1. Preparar as matérias-primas e os monômeros.
2. Realizar reações de polimerização.
3. Processar os polímeros em resinas...
tracking img