Plantas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plantas que curam

Aroeira
A aroeira é um arbusto com folhas compostas e frutos globulosos, avermelhados e pequenos.
As folhas são dotadas de propriedades balsâmicas, pelo que se usam para curar úlceras. Emprega-se empiricamente, em fomentações, para combater afecções reumáticas e tumores linfáticos.
A aroeira é boa para combater as febres, o reumatismo e a sífilis.
Os homeopatasaconselham essa planta nos casos de atonia muscular, distensão dos tendões, artrite, reumatismo, fraqueza dos órgãos digestivos e tumores.
Devido aos seus efeitos adstringentes, as cascas são contra a diarréia e as hemoptises. Usam-se 100 gramas para 1 litro de água. Tomam-se 3 a 4 colheres das de sopa ao dia.
Aplica-se também contra a ciática, a gota e o reumatismo.
Prepara-se um cozimento na proporçãode 25 gramas de cascas para 1 litro de água. Toma-se diariamente um banho de 15 minutos, tão quente como se possa suportar.
Agrião
O agrião é uma planta herbácea. Emite ramos de até 50 ou 60 centímetros de comprimento. A haste ramosa, espessa, suculenta e rasteira emite numerosas raízes adventícias.
É uma planta conhecida, boa para saladas. Deve-se usá-la crua porque, quando cozida, suaspropriedades medicinais se perdem.
O agrião contém um óleo essencial, iodo, ferro, fosfato e alguns sais.
Seu uso prolongado tem efeito depurador do sangue e antiescorbútico.
Emprega-se, outrossim, como ótimo remédio contra a atonia dos órgãos distintos; como estimulante no escorbuto, escrofulose e raquitismo; como diurético, nas enfermidades das vias urinárias e nos cálculos; como expectorante,nos catarros pulmonares crônicos; e como desopilante do fígado. O agrião convém aos diabéticos, porque encerra poucos princípios amiláceos.
Toma-se, diariamente, 3 a 4 colheres das de sopa de suco de agrião, puro ou diluído em água.
Aplicado em cataplasmas (pasta feita com as folhas) sobre úlceras, apressa sua cicatrização.
Resultados de várias pesquisas atribuem-se ao agrião propriedadesantídotas aos efeitos tóxicos da nicotina.
20
O suco da planta, misturado com mel, dá um bom xarope para combater bronquite, tosse e tuberculose pulmonar.
As mulheres grávidas não devem comer agrião em quantidade pois, em virtude de sua ação sobre a matriz, pode provocar aborto.
Não se deve usar agrião que cresce junto às águas paradas, visto que ao mesmo podem se prender insetos aquáticos, portadoresdo bacilo de Eberth, causador do tifo, ou de larvas de vermes.
Lavando-se bem o agrião e espremendo-se bastante suco de limão em cima, pode-se comê-lo com bem menos perigo.
Boldo
O boldo é uma planta originária do Chile, encontrando-se também nos Andes argentinos. O caule aéreo, lenhoso e perene, alcança alguns metros de altura.
Possui importantes propriedades curativas, as quais sãoeficazes no tratamento das enfermidades hepáticas e biliares. Empregam-se as folhas como específico para fazer desaparecer os cálculos hepáticos
(pedras do fígado) e as anormalidades das vias biliares.
No Chile, o boldo é considerado como aperitivo, digestivo, carminativo e diaforético. Combate a má digestão, fortifica o estômago e os nervos. Combate a insônia, limpa as manchas da pele, especialmenteas do rosto causadas por distúrbios do fígado.
Usa-se o cozimento de boldo externamente para banhos e pedilúvios no combate a reumatismo, hidropisia, afecções da pele, sífilis, blenorragia e outras enfermidades semelhantes.
Emprega-se o suco das folhas e dos talos tenros, em gotas,
nos casos de fortes dores de ouvido.
Carqueja
Emprega-se, em forma de chá, para combater anemia, cálculosbiliares, diarréias, enfermidades da bexiga, do fígado e dos rins, má digestão, má circulação do sangue, icterícia e inflamação das vias urinárias e também no controle da diabete.
A carqueja também dá bons resultados em angina e inflamação da garganta, casos em que se faz gargarejos com uma decocção da planta.

Girassol
Arbusto de até 2 metros de altura, o girassol tem caule verde e flores...
tracking img