Plantas Tragênicas

391 palavras 2 páginas
IFAC
Instituto federal de Educação, Ciência e
Tecnologia

PLANTAS TRANGÊNICAS

Dicente: Fábio Menezes Brito
Docente: Aldenice de Nazaré Silva Pereira
Curso: 1º Biotecnologia A

INTRODUÇÃO
Os avanços das ciências, especialmente nas áreas da genética e da biologia celular, criaram a partir do final do século XX, polêmicas que saíram dos laboratórios de pesquisa e foram parar nos gabinetes de governantes, escritórios de grandes empresas, casas legislativas, editoriais de jornais e revistas, e até bares e residências do mundo todo. Estes debates têm o poder de envolver pessoas dos mais variados níveis culturais e classes sociais, sob o mesmo tema.
Entre os principais assuntos envolvidos nestes debates estão a clonagem humana e o desenvolvimento de plantas transgênicas.
Ativistas do mundo todo se manifestam contrários à produção ou comercialização de grãos oriundos de plantas transgênicas. Grande parte dos protestos tem motivação política, e em virtude da falta de esclarecimento da grande maioria da população, consegue criar no público consumidor a idéia de que alimentos obtidos de plantas transgênicas são um risco para a humanidade. Embora grande parte da aversão do consumidor por este tipo de produto deva-se a falta de informação, ou ainda, pela má informação, a ciência tem feito muito pouco para contribuir com o esclarecimento da população a respeito de plantas transgênicas.

O que são as plantas transgênicas
Plantas transgênicas são plantas em que foram introduzidos um ou mais genes vindos de um outro organismo (outra espécie de planta, animal, bactéria, etc...), pelas técnicas da engenharia genética. São conhecidas também como organismos geneticamente modificados
(OGM), sendo que este termo aplica-se também a animais e bactérias transgênicas. Por enquanto, o objetivo de se obter plantas transgênicas tem sido o de diminuir os custos de produção (plantas resistentes a pragas, doenças ou herbicidas) ou de aumentar a
qualidade

Relacionados