Nome popular: Comigo-ninguém-pode; difembáquia.
Nome científico: Dieffenbachia amoena Bull.
Família: Araceae.Origem: Colômbia e Costa Rica.
A comigo-ninguém-pode é uma das plantas mais utilizadas na decoração de interiores em todo o mundo, apesar da sua conhecida toxidez.Ela é perene e fica com 20 a 50 cm de altura, com uma folhagem bastante atraente. Produz flores no verão, mas que não possuem valor ornamental. A Comigo-ninguém-podefica muito bem quando utilizada em vasos colocados no interior de casas e escritórios, e também no jardim.
É muito sensível a baixas temperaturas, sendo indicadasomente para regiões tropicais e subtropicais.
Como cuidar: A comigo-ninguém pode é uma planta de fácil cultivo, que tolera certo descuido. É cultivada em vasos, emconjuntos isolados ou em jardineiras à sombra ou meia-sombra (exigência média de luminosidade), protegida do vento, com terra enriquecida. Prefere local com umidadesrelativas do ar altas, mas tolera umidades médias (de 30 a 65%). Deixe a terra secar levemente antes de regar novamente.
Todas as partes da planta possuem compostostóxicos, sendo uma planta venenosa. Mas somente gera danos se ingerida. Por isso, tome cuidado, evitando manter a planta ao alcance de crianças e animais.
Como reproduzir:Como o passar do tempo a planta cresce e perde a beleza, sendo o momento de formar novas plantas. Pode ser multiplicada facilmente por estacas formadas a qualquerépoca do ano pelo corte do caule em pedaços menores, plantando-os em vasos ou no mesmo local.
...PLANTASTOXICAS
60% dos casos de intoxicação por plantastóxicas no Brasil ocorrem com crianças menores de nove anos, e que 80% deles são acidentais. Para ajudar na prevenção desses acidentes o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), em parceria com os centros de Belém, Salvador, Cuiabá, Campinas, São Paulo e Porto Alegre, criaram, em junho de 1998, o Programa Nacional de Informações sobre...
...especialmente para cães e gatos.
O maior deles são as plantas venenosas que, uma vez ingeridas, podem provocar intoxicações graves e, em casos mais extremos, até levar o animal à morte. Na lista de espécies de alto risco estão vegetais muito populares no Brasil, como: comigo-ninguém-pode, bico de papagaio, espirradeira, saia branca, coroa de cristo, entre outras.
Prevenção
Para evitar problemas, a regra é identificar exatamente que tipo de planta há no jardim -...
...PlantasToxicas
Muitas plantas, apesar de belas, apresentam substâncias tóxicas, ou seja: que podem provocar sintomas como coceira e vermelhidão na pele, caso sejam tocadas; vômito, falta de ar, aumento dos batimentos cardíacos, dentre outros. Em alguns casos, inclusive, podem causar a morte.
A presença dessas substâncias é uma forma de defesa da planta a seus predadores (aqueles animais que se alimentam dela)....
...Plantas que causam morte súbita
*Palicourea marcgravii – exercicios provocam sintomas ou morte
** Mascagnia pubiflora – exercicios intensificam sintomas
Plantas que causam intoxicação subaguda e crônica
Plantas Nefrotóxicas
Plantas hepatotóxicas
Plantas Hepatotóxicas
Plantas que causam lesões no TGI
Baccharis coridifolia
Stryphnodendron coriaceum
Parte tóxica
Ordem...
...
Saia branca
Todas as partes da planta são tóxicas. Pode provocar boca seca, pele seca, taquicardia, dilatação das pupilas, rubor da face, estado de agitação, alucinação, hipertermia. Nos casos mais graves pode levar à morte.
Família: Solanaceae.
Nome científico: Datura suaveolens L.
Nome popular: trombeta, trombeta-de-anjo, trombeteira, cartucheira, zabumba.
Coroa de cristo
Todas as partes da planta são tóxicas. A...
...Plantastóxicas
São todas as plantas que por contato, ingestão ou inalação provocam danos à saúde do homem ou dos animais, podendo inclusive levá-los à morte.
Ricina:
A ricina é uma proteína encontrada exclusivamente no endosperma das sementes de mamona, não sendo detectada em nenhuma outra parte da planta. A concentração dessa proteína na semente pode variar entre diferentes genótipos.
Ela é a principal responsável pela...
...PLANTASTÓXICAS
COPO DE LEITEFamília: Araceae.
Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng.
Nome popular: copo-de-leiteParte tóxica: todas as partes da planta
Princípio Ativo: Oxalato de Cálcio
Quadro Clínico: Irritante mecânico por ingestão e contato (ráfides).
Dor em queimação, eritema e edema (inchaço) de lábios, língua, palato e faringe.
Sialorréia, disfagia, asfixia.
Cólicas abdominais, náuseas, vômitos e...
...Brota no inverno e florece em outubro e novembro, permanecendo florida o verão todo. É uma planta com cerca de 1,5 m de altura com inúmeras flores amarelas, semelhantes a pequenas margaridas.
Uma das principais preocupações é com a fase atual da planta que está em crescimento e concentra o maior teor de princípio tóxico, justamente quando o animal tem reduzida a oferta de alimentos.
os animais ingerem a planta (broto) nos meses de inverno, mas os...