Plantas ornamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NTRODUÇÃO
As plantas ornamentais são plantas que são cultivadas geralmente por sua beleza, peculiaridade ou excentricidade elas são utilizadas desde muito tempo por suas características atraentes, flores e perfume
DESENVOLVIMENTO
Planta ornamental é toda planta cultivada por sua beleza. São muito usadas na arquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos. Há indícios quedesde os primórdios da humanidade, algumas espécies como o lírio branco (Lilium candidum) eram cultivados para esse fim (o lírio branco, especificamente, foi registrado em pinturas da civilização minóica, sendo este o registro mais antigo do cultivo desta espécie).
As espécies ornamentais foram selecionadas pelos humanos a partir de caracteres visualmente atraentes, como flores e inflorescênciasvistosas, coloridas e perfumadas, folhagem de cores e texturas distintas, formato do caule, ou por seu aspecto geral. Ao longo do tempo, os homens perceberam que poderiam aprimorar qualidades desejáveis em uma planta a partir de cruzamentos entre indivíduos particularmente bem dotados.
Assim começaram a surgir novas variedades, com novas cores, flores maiores e mais duráveis, mais resistência aoclima ou a predadores. As rosas, cultivadas há milênios no Oriente Médio, já não se apresentam mais em seu estado original, mas a imensa variedade de formas e híbridos obtidos ao longo de todos esses anos de cultivo é sintomática da capacidade humana de transformar a natureza para atender suas necessidades.
A demanda por plantas ornamentais americanas abriu brecha para a coletaindiscriminada e o tráfico de plantas, que, quando não extinguiu, reduziu drasticamente as populações naturais de tais espécies. Algumas, por outro lado, adaptaram-se perfeitamente aos novos ambientes em que foram introduzidas e tornaram-se plantas daninhas.
Apesar de a coleta ilegal ser ainda praticada, as plantas ornamentais é hoje cultivado em fazendas, e movimentam um mercado bilionário nomundo inteiro, cuja demanda só faz crescer. Algumas cidades brasileiras, como Holambra ou Suzano, vêem na produção de plantas ornamentais uma de suas principais atividades econômicas.
Algumas exemplos dessas plantas são bromélias de sol, agaves e palmeiras de interiores.
A produção de plantas ornamentais requer conhecimento de peculiaridades sobre os métodos de propagação de cada espécie, porém nafase de produção da muda ou da plântula as condições ambientais, temperatura do ar em torno de 20ºC, umidade relativa alta, baixa insolação e alto controle fitossanitário são muito semelhantes para diferentes espécies. Para manter o ambiente nestas condições se faz necessário a construção de um viveiro, o que permitirá a produção de inúmeras espécies no mesmo local.
As formas de multiplicação dasplantas podem ser vegetativa ou reprodutiva. A multiplicação vegetativa pode ser realizada das seguintes maneiras: por divisão de touceira, por estaquia, por mergulhia e por alporquia. Estas duas ultimam formas são pouco utilizadas, sendo as duas primeiras largamente difundidas.
A multiplicação por sementes também é muito utilizada para certas espécies vegetais, porém este método proporciona oaumento da variabilidade genética o que pode ser indesejável para as culturas em que se busca um produto padronizado.
A alporquia induz o enraizamento de um ramo sem separá-lo da planta mãe, para isso faz-se um anelamento no ramo envolvendo-o com substrato fixado com plástico. A divisão consiste em dividir touceiras, rizomas, separação de rebentos, afilhos e bulbilhos da planta mãe seguido detransplante. A estaquia é um método largamente utilizado e consistimos em utilizar uma secção do caule que contenha em média 4 nós e introduzi-la em recipientes com substrato, as estacas também podem ser proveniente folhas e raízes de algumas espécies. Para espécies de difícil enraizamento é comum o uso de hormônios como auxinas.

SUBSTRATOS

Os substratos para plantas ornamentais são...
tracking img