Plantas medicinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CCHN – Departamento de Ciências Biológicas
Setor de Botânica

Título: Princípios ativos de plantas medicinais, Preparações à base de Plantas Medicinais e Plantas Tóxicas

Autores: Jéssica Venturin, João Victor Gomes,
Keylin Gonçalves, Natalia Cortelette.

Trabalho redigido como parte dos requisitos da disciplina Botânica Aplicada àFarmácia.

Vitória
JUNHO – 2011
1 METABOLISMO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO EM PLANTAS
Uma das características dos seres vivos é a presença de atividade metabólica. O metabolismo nada mais é do que o conjunto de reações químicas que ocorrem no interior das células. No caso das células vegetais, o metabolismo costuma ser dividido em primário e secundário.

Metabolismo Primário

Conjunto deprocessos metabólicos que desempenham uma função essencial no vegetal, tais como a fotossíntese, a respiração e o transporte de solutos. Os compostos envolvidos no metabolismo primário possuem uma distribuição universal nas plantas. Esse é o caso dos aminoácidos, dos nucleotídeos, dos lipídios, carboidratos e da clorofila.
Metabolismo Secundário

Origina compostos que não possuem uma distribuiçãouniversal, pois não são necessários para todas as plantas. Como consequência prática, esses compostos podem ser utilizados em estudos taxonômicos (quimiosistemática).
Como por exemplo, temos as Antocianinas e as Betalainas. As duas não ocorrem conjuntamente em uma mesma espécie vegetal. As Betalainas são restritas à dez famílias de plantas, pertencentes à ordem Caryophyllales, queconsequentemente não possuem antocianinas.
Existem três grandes grupos de metabólitos secundários: terpenos, compostos fenólicos e alcalóides.
Os princípios ativos responsáveis pelo efeito terapêutico de uma planta são produzidos pelo metabolismo secundário, principalmente; e embora esse metabolismo nem sempre seja necessário para que uma planta complete seu ciclo de vida, ele desempenha um papelimportante na interação das plantas com o meio ambiente. Um dos principais componentes do meio externo cuja interação é mediada por compostos do metabolismo secundário são os fatores bióticos.

Em suma, metabolismo primário é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Tem como características ser universal (ocorre em todos os organismos); uniforme (é fundamentalmente o mesmo paratodos os organismos); conservativo (não está sujeito à evolução); e é essencial para o crescimento e desenvolvimento.
Já o secundário é o responsável pelas relações entre o indivíduo e o ambiente onde ele se encontra. Tem como características ser singular (único para cada organismo); múltiplo (existem diferentes rotas para a produção da mesma molécula); adaptativo (está sujeito à evolução); não éessencial para crescimento e desenvolvimento; e é essencial para a sobrevivência e continuidade da espécie dentro do ecossistema.

2 PRINCÍPIOS ATIVOS ENCONTRADOS EM PLANTAS
Terpenos
Os terpenos são substâncias naturais originados da via do acetato-mevalonato a partir de uma unidade isopreno, representando o grupo mais antigo de produtos de pequenas moléculas sintetizado por plantas eprovavelmente o grupo mais difundido de produtos naturais.
Terpenóides pode ser descrito como terpenos modificados onde são movidos ou removidos grupos metila, ou são adicionados átomos de oxigênio. Encontram-se em sementes, flores, folhas, raízes e madeira de plantas superiores assim como no musgo, algas e líquens.
Dividem-se em muitas classificações, porém, somente encontraremos monoterpenos esesquiterpenos e muito raramente, diterpenos, nos óleos essenciais. A fórmula geral dos terpenos é (C5H8)n.Os monoterpenos e sesquiterpenos apresentam baixa solubilidade,oxidam rapidamente,polimerizam,alem de compor os óleos essenciais.

Resinas, óleos-resinais e bálsamos
Resina é uma secreção extraída de diversos tipos de plantas. São misturas de ácidos carboxílicos, terpenos e óleos essenciais....
tracking img