Plantas medicinais com atividade sobre o sistema servoso central

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

PLANTAS MEDICINAIS COM ATIVIDADE SOBRE O SISTEMA SERVOSO CENTRAL (SNC)

Serra Talhada
2011

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

AUTORES: Júlia Rinato de Menezes Barros


PLANTAS MEDICINAISCOM ATIVIDADE SOBRE O SISTEMA SERVOSO CENTRAL (SNC)

Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina de Fitoterapia ministrado pela professora Jozelma Pereira Barros.

Serra Talhada
2011
INTRODUÇÃO
Uma evolução classificada como sensacional na moderna farmacoterapia foi o desenvolvimento de piscofármacos completamente novos, particularmente os tranqüilizantes, mas também osneurolépticos e os antidepressivos tricíclicos. Toda terapia dos sintomas psiquiátricos foi revolucionada através desses medicamentos. Deste modo, não surpreende que os fitoterápicos tradicionais do tipo da Valeriana ou do Lúpulo, ou medicamentos altamente eficazes a base de ópio, ficassem cada vez mais em segundo plano e fossem classificados, na melhor das hipóteses, como placebos, sendo, inclusive,redicularizados.
Atualmente, tem se voltado novamente, de modo cauteloso para os “velhos” fitoterápicos, nos quais tiveram sua eficácia comprovada em estudos controlados, vários deles como preparados galênicos otimizados, na forma de especialidades farmacêuticas. A grande desvantagem dos psicofármacos sintéticos modernos consiste principalmente na formação de hábito e na dependência, os quais ,inclusive, de uma terapia de longa duração, por exemplo, com tranqüilizantes – causa deste uma síndrome de abstinência grave até os estados psicóticos. Alem disso, foram detectadas marcantes alterações de personalidade associadas à sua administração por longos períodos de tempo.
Alguns desses medicamentos também são comercializados no mercado de entorpecentes como drogas alternativas.Especialmente nos casos de doenças nervosas e psicogênicas ou em distúrbios de humor, observa-se que os medicamentos fitoterápicos atuam de modo preponderantemente regulados, em lugar de mode repressor ou narcótico as funções orgânicas são reorganizadas, as forças de autocura são estimuladas. Quase sempre é possível com a exceção de algumas personalidades com estruturação peculiar, a interrupção dotratamento com fitoterápicos que exercem sua ação sobre a psique sem que ocorra uma correspondente síndrome de abstinência, quando é constatado através da sintomatologia do paciente, que a continuação do tratamento não é mais necessária. É aí que se encontra a inequívoca vantagem dos fitoterápicos sobre os psicofármacos sintéticos. Entretanto, os fitomedicamentos quase nunca são utilizáveis emcircunstâncias agudas e não existem verdadeiros hipnóticos ou narcóticos de origem vegetal, com exceção do ópio.
O médico, sem estar comprometido com alguma doutrina, pode decidir qual o tratamento mais adequado para seu paciente, avaliando a situção individual, ele tem à disposição medicamentos sintéticos e fitoterápicos que podem ajustar-se à situação individual de seu paciente. Desta forma, ode se concluirque medicamentos sintéticos sejam mais adequados para distúrbios agudos de humor, enquanto fitoterápicos, por sua vez, oferecem maior benefício para a utilização prolongada. A pré-medicação nos casos de intervenções cirúrgicas ou diagnósticas atualmente não seria possível sem a utilização de psicofármacos sintéticos. O mesmo também se aplica para o tratamento das psicoses. Entretanto, nosdiversos estados de ansiedade e inquietação, nos estados depressivos reacionais ou diferentes formas de desregulações neurovegetativas, os fitoterápicos são os medicamentos de primeira escolha.

SISTEMA NERVOSO E SUA DEFINIÇÃO
Sistema nervoso: é dividido em sistema nervoso central, periférica e autônoma. O sistema nervoso é composto pelo tecido nervoso do corpo e os elementos comprovativos...
tracking img