Plantas Carnivoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto






























As plantas carnívoras sempre despertaram interesse do público em geral. A criatividade de alguns cartunistas criou um grande mito a respeito da existência de plantascarnívoras. Alimentados pela presença destas “feras” em quadrinhos, desenhos animados e filmes de terror, fez com que a imagem de um monstro se materializasse no imaginário popular.
Quem são e ondevivem as perigosas plantas carnívoras?

Em primeiro lugar é preciso dizer que elas não são monstros devoradores de animais. Pelo contrário, a grande maioria das espécies são pequenas e delicadas, ecapturam pequenos insetos e micro-crustáceo aquáticos. Por isso, não é correto à denominação insetívoras, que muitos autores utilizam, uma vez que essas plantas não capturam apenas insetos.
As plantascarnívoras são exemplos notáveis de adaptação a ambientes inóspitos. Ao longo do processo evolutivo desenvolveram a capacidade de sobreviver sob condições de estresse que a maioria das outras plantas nãosuportaria.
Como qualquer outra planta, as carnívoras são autotróficas, ou seja, produzem o próprio alimento transformando a energia da radiação solar em energia química, armazenada sob a forma deaçúcar. Na fotossíntese, gás carbônico (CO2) e água (H2O) se decompõem para formar moléculas de carboidratos (C6H12O6) e oxigênio (O2).
Para que uma planta seja considerada carnívora ela deve, além deatrair e capturar, ter capacidade de digerir formas de vida animal. Entretanto, esta última característica pode gerar alguma confusão, pois as plantas não possuem sistema digestivo.
Então, se as plantascarnívoras são organismos autotróficos fotossintetizantes, qual o objetivo de possuir mecanismos para capturar pequenos animais? Seria algum tipo de hobby?
Todos os seres vivos possuem mecanismos deadaptação ao ambiente em que vivem. De todas as adaptações, talvez as mais curiosas sejam às usadas pelas plantas para atrair polinizadores. Essas modificações vão desde a emissão de odores...
tracking img