plantas baixa

Páginas: 14 (3270 palavras) Publicado: 12 de julho de 2014
Cimento
O cimento se trata de uma mistura de calcário, argila, minério de ferro e bauxita, que são queimados no forno e resultam no chamado “clinquer” a matéria prima do cimento. O clinquer reproduz as propriedades das rochas da Ilha de Portland na Inglaterra, de onde vem o nome “cimento Portland”, material que foi descoberto em 1786, quando John Smeaton triturou uma série de materiais epercebeu que eles se solidificavam formando um material semelhante à rocha, e que poderia ser usado como argamassa, surgindo assim o cimento.
Além disso, existem outros materiais que são adicionados ao cimento para lhe conferir características específicas, de acordo com cada tipo de material, por exemplo casca de arroz, e escória de alto forno, além de outros materiais. Além disso, existem os aditivosa serem misturados a ele, tornando-o capaz de acelerar a cura, torna-lo mais resistente e até mesmo impermeável.

Tipos de Cimentos

CP I e CP I-S - Cimento Portland Comum
Um tipo de cimento portland sem quaisquer adições além do gesso (utilizado como retardador da pega) é muito adequado para o uso em construções de concreto em geral quando não há exposição a sulfatos do solo ou de águassubterrâneas. O Cimento Portland comum é usado em serviços de construção em geral, quando não são exigidas propriedades especiais do cimento.
Também é oferecido ao mercado o Cimento Portland Comum com Adições CP I-S, com 5% de material pozolânico em massa, recomendado para construções em geral, com as mesmas características.



CP II - Cimento Portland Composto:
É um Cimento modificado quepode ser aplicado em todas as fases da construção. Pode ser encontrado com três diferentes subtipos: o CP-II – Z, o CP-II – E e o CP-II – F. O tipo II-Z tem pozolanas (cinzas de usina térmica, cinzas de carvão e outras cinzas).É muito indicado, por exemplo, para fazer fossa séptica, porque o concreto dele é mais resistente a ácidos. O Cimento II-E tem escória de alto-forno (é o resíduo da produçãode ferro nas siderúrgicas) e serve para pisos, lajes e pilares. O II-F tem materiais carbonos (sobras de produtos queimados) e serve para fazer pisos e até tijolos de solo-Cimento. Essas adições que estão no Cimento e a gente não vê são muito boas,porque ajudam a melhorar o concreto.Além disso,em vez de jogar isso na natureza,eles viram excelente matéria-prima.
Aplicação: Pavimentos de concreto;Argamassas de chapisco; Assentamentos e revestimentos; Pisos, contrapisos e grautes; Concreto protendido; Concreto armado e usinado.É um cimento muito utilizado tanto para concretos quanto para argamassas em geral.



CP III - Cimentos Portland de Alto-Forno
Cimento Portland de alto-forno resistente a sulfatos indicado para aplicações em geral, especialmente em obras expostas a ambientesagressivos, não necessitando de resistências muito elevadas nas primeiras idades.
Aplicação: Pavimentos e grandes blocos de concreto; Obras em ambiente marinho e de saneamento (barragens, pontes, portos); Estruturas de concreto que permaneçam em contato direto com meios quimicamente agressivos.Pode ter as mesmas aplicações que o CP II 32.

CP-IV - Cimento Portland Pozolânico

Este cimento aumentaa durabilidade das estruturas de concreto que entram em contato com ambientes agressivos e que estão sujeitos a ataque de sulfatos, tais como esgotos, água do mar, permitindo uma maior vida útil da estrutura e minimizando o risco de gastos com manutenção a curto e a médio prazos.
Aplicação: Grandes obras; Obras de concreto-massa; Pavimentos e grandes blocos de concreto; Obras em ambiente marinhoe de saneamento como barragens, pontes, portos; Estruturas de concreto em contato direto com meios quimicamente agressivos.



CP-V-ARI - Cimento Portland de Alta Resistência Inicial

Tem resistência alta nos primeiros dias. Como endurece rápido, pode trincar se o concreto sofrer resfriamento. Usado em argamassas e piso de cimento queimado, entre outras aplicações.



BC – Cimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plantas baixas
  • Planta baixa
  • Planta baixa
  • Planta baixa
  • Planta baixa
  • planta baixa
  • Planta baixa
  • Planta baixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!