Plantas alimentícias

Páginas: 9 (2167 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
/o que falta?
1. Falar dos diferentes enfoques na utilização de plantas alimentícias (enfoque ecológico e social) - poderia rolar um gráfico sobre a fragmentação das diferentes áreas que utilizam esse recurso
2. Revisão teórica e conceitural
3. Importancia do estudo de plantas alimentícias
4. A extração de produtos florestais não madeireiroscomo fonte de renda (colocar no tópico de fonte de renda)
Dzerefos e Witkowski – extração sustentável, planejamento e monitoramento
Hall Bawa (1993) – o que ´extraçao sustentável? É aquela que não interfere na reprodução e regeneração das populações – alvo e não causa reflexos sobre outras populações.

Estudos com enfoque em plantas alimentícias
/existem muitos estudossobre as plantas alimentícias utilizadas na África. Esse forte empenho de estudos nesse continente está relacionado com a realidade das populações africanas, em que as plantas alimentícias silvestres participam ativamente da dieta da população (artigo 7).
1. A importância das plantas alimentícias para as comunidades humanas
Segundo ( ) somos o que comemos. E essa afirmação não dizrespeito apenas à saúde, mas aos hábitos criados a partir de uma série de fatores relacionados aos costumes e a cultura de uma população, seja ela tradicional ou não. As plantas alimentícias utilizadas em uma determinada comunidade são denominadas como símbolos preciosos encontrados na identidade étnica e cultura de uma população (REFERENCIA).
Muitos aspectos influenciam no consumo ou não deplantas alimentícias nativas.
Supõe-se que um fator determinante no consumo de plantas nativas é a distância que determinadas comunidades vivem dos grandes centros, fazendo dos alimentos nativos recurso imprescindível para a sobrevivência de determinadas populações (artigo 5, artigo 16). No entanto, existe uma grande lacuna em relação aos fatores concretos que interferem no baixo consumo destesalimentos pelas comunidades locais reforçando cada dia mais que os grandes “caçadores – coletores” de espécies selvagens utilizadas na alimentação são, sem sombra de dúvidas as comunidades rurais (artigo 4), sendo as plantas alimentícias classificadas, principalmente em comunidades indígenas como uma tradição ancestral (artigo 4).
Em estudos realizados no Mediterrâneo tem-se encontrado que nestaregião as pessoas utilizam os recursos naturais da mesma forma que os povos primitivos utilizavam. No entanto, as espécies utilizadas pelos povos passados são utilizadas atualmente em menor escala. (artigo 12). É notório que os hábitos alimentares vêm sofrendo mudanças (Logan & Dixon, 1994), e essas mudanças também atingem populações que vivem relativamente isoladas dos centros urbanos. Asmudanças têm sido causadas principalmente pela valorização de atividades agrícolas que se restringem a duas ou três culturas básicas (Logan e Dixon, 1994). (artigo 4), criando uma alta dependência das populações em relação ao fornecimento desses alimentos e desestimulando a coleta de recursos nativos que foram responsáveis durante muitos anos pela alimentação das populações (artigo 4).
Estudossobre o uso de plantas nativas e seus produtos tem aumentado nos últimos anos (Levand Amar, 2000; Ghorban, 2005; Teklehaymanot et al 2007) (artigo 14), no entanto, esses estudos se restringem a alguns países (...) e no Brasil estudos com esse enfoque são incipientes. Segundo (artigo 5) quanto maior a importância que uma comunidade atribui a determinada espécie, maior será o seu conhecimento e atradição em relação a esta espécie e dos recursos naturais presentes no locais em que vivem (artigo 6).

2. A importância das plantas alimentícias nativas em tempos de necessidade
Muitas plantas alimentícias que são abundantes em algumas regiões são utilizadas apenas como forragem, alimento emergencial ou simplesmente não são utilizadas (artigo 9). No entanto, em muitos locais, as plantas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnobotânica de plantas alimentícias
  • Perspectiva do turismo na valorização das plantas alimentícias do cerrado e pantanal
  • Cultivo e comercialização de plantas alimenticias não convencionais em Porto Alegre, RS
  • Abordagem etnobotanica de plantas alimenticias utilizadas pela comunidade quilombola de curiaú de dentro,...
  • Plantas
  • plantas
  • Plantas
  • Plantas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!