Planta de farmacia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Farmácia
Disciplina: Bacteriologia
Profª Elaine Veras
Turma: Fam O4S1
Acadêmicas:
*Anatécia Vieira
*Geiser de Azevedo
*Karla Morais
*Kelly Jackeline
*Margareth de Oliveira
*Renata MacielMANAUS – AM
24 de Abril de 2012
Escherichia coli

A Escherichia coli é uma bactéria bacilar Gram-negativa, que, juntamente com o Staphylococcus aureus é a mais comum e uma das mais antigas bactériassimbiontes do homem. O seu descobridor foi o alemão-austríaco Theodor Escherich, em 1885. A EPEC foi à primeira categoria de E. coli diarreiogênica identificada.
*Espécie
A E. coli assume a forma deum bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aeróbias e anaerobias facultativas.
*Subtipo – Escherichia coli Enteropatogênica (EPEC)
A E.coli enteropatogênica é uma cepa capaz de seaderir à parede do intestino, causando inflamação e alterando a capacidade deste, em absorver água e alimentos, o que resulta em diarréia aquosa. Adultos costumam ganhar imunidade contra essa cepa, daí omotivo dessa diarréia ser mais comum em crianças.
Atualmente, a categoria EPEC é dividida em duas categorias EPEC típica e EPEC atípica. Ambas são desprovidas dos genes que codificam a toxina Shiga(Six) e tem em comum a capacidade de produzir uma lesão característica no epitélio intestinal.
*Fatores de virulência
Os principais fatores de virulência das EPEC incluem uma fimbria do tipo IVdenominada Bundle forming pilus (BFP). A proteína adesiva intimina, um sistema de secreção tipo II e varias proteína secretada.
*Patologia
As EPEC aderem à mucosa do intestino delgado e também do grosso,determinando alterações que levam à diarréia. O processo de adesão deve ocorrer em duas fases, à primeira sendo superficial e a segunda íntima.

*Diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo isolamento dabactéria nas fezes e sua identificação. O meio de cultura mais utilizado para o isolamento continua sendo o MacConkey, onde o organismo cresce formando colônias vermelhas (fermentadoras de lactose) em 18...
tracking img