Planos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.M. JOSÉ REZENDE DA SILVA

PROJETO LEITURA
E
ESCRITA DO NOME
4º BIMESTRE

GRUPO 4 D
INTERMEDIÁRIO

Profª Alessandra
Caracterização
 
A sala é composta por 20 alunos, sendo 8 meninos e 12 meninas, todos com 4 anos de idade completados esse ano e alguns já fizeram 5 anos.
A entrada e saída são bem tranquilas, geralmente os alunosprocuram a sala ambiente do dia já identificando a sala correspondente ao dia da semana, bem como se animam na hora de ir embora, cantando músicas infantis.
No momento da alimentação são independentes, alimentando-se sozinhos, somente com a supervisão da professora, a maioria já começou a comer a maior parte ou tudo que está no prato, se conscientizando da importância do alimento para sua saúde, aeducadora está sempre motivando a todos para que aceitem uma variedade de alimentos, e comam tudo que está no prato, não desperdiçando assim a comida.
Durante a higiene, a maioria do grupo espera a sua vez, esporadicamente esquecem a escova de dente em casa ou no bebedouro, mas sempre os oriento a não esquecerem e a não se molharem erguendo as blusas ou tirando-as nesse momento.
A turma éanimada, gosta de cantar, dançar, ouvir histórias e de se expressar em rodas de conversa, se socializam muito bem, dividem os brinquedos, sendo raros os momentos que os disputam, tem preferência por brincar com peças de encaixe, quebra-cabeças, massinhas, bonecas, carrinhos e cama elástica. Algumas vezes desrespeitam os combinados, quando vamos a locais externos, mas a educadora está sempreenfatizando os combinados e regras.
Gostam de fazer atividades sendo caprichosos ao realizá-las, mas logo se dispersam, e a educadora procura preencher da melhor forma possível o tempo. A maior parte do já manuseia o lápis com facilidade, tendo em vista que nunca freqüentaram uma unidade escolar antes. Contam até 20 com facilidade, identificam as vogais A,E, I, O, U, as cores primárias e secundárias, bemcomo reconhecem o nome da escola exposto no cabeçalho diariamente e os numerais 1, 2 e 3. Já demonstram mais autonomia ao escovar os dentes, sem precisar pedir a ajuda da educadora pra ajudá-los a colocar a pasta de dente na escova, organizam a mochila, colocando o caderno, toalhas, escovas de dente e se sentem muito orgulhosos por conseguirem executar essas tarefas sozinhos. Reproduzem o nomecom ajuda de plaquinha, somente: Julia, Walter, Julio, Maria Alice e Mayara escrevem seus nomes sozinhos sem intervenção de nenhum recurso. Alguns alunos necessitam de auxilio para concluírem suas atividades são eles: Guilherme, Alice, Gabriel e Isabelly. Gabriel por sua vez não consegue reproduz seu nome nem com ajuda de plaquinha nem com minha ajuda. Portanto identifiquei ser esta uma necessidadedo grupo no momento, sendo que desde o início do ano venho trabalhando a escrita do nome, mas muitos estão com dificuldades em assimilar.
 
Tema: “Leitura e Escrita do nome”

Justificativa
Segundo o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:

“Vários são os jogos que podem ser construídos utilizando os nomes próprios, como,
por exemplo, bingo, jogo da memória, dominó, eque podem ser reconstruídos substituindo
as letras, as imagens ou os números, respectivamente, pelo nome dos integrantes do grupo.
Mas o nome traz mais do que uma grafia específica, ele traz também uma história,
um significado. Fazer uma pesquisa para descobrir a história do nome de cada elemento
do grupo (por que os familiares escolheram esse nome) pode ser uma interessante atividade,inclusive com o envolvimento da família”

A construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe.
Os três pilares básicos da alfabetização são: oralidade, leitura e...
tracking img