Planos e metas - capacidade funcional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A capacidade funcional surge, como um novo paradigma de saúde, particularmente um valor ideal para que a pessoa possa ser independente, sendo esta a capacidade do indivíduo realizar suas atividades físicas e mentais necessárias para manutenção de suas atividades básicas e instrumentais, ou seja: tomar banho, vestir-se, realizar higiene pessoal, transferir-se, alimentar-se, manter acontinência, preparar refeições, controle financeiro, tomar remédios, arrumar a casa, fazer compras, usar transporte coletivo, usar telefone e caminhar certa distância, sendo determinada pelo VO2máx.
Este trabalho foi realizado mediante as visitas na Clinica Escola de Fisioterapia do UNIPÊ, onde pudemos analisar os prontuários dos 17 pacientes em atendimento, sendo oito pacientes pela manhã, enove à tarde. Tendo o objetivo de fazer uma análise percentual da capacidade funcional dos pacientes atendidos, através dos resultados obtidos no Teste de Caminhada de 6 minutos (TC6’), que é utilizado para avaliar o grau de limitação funcional. Esse teste foi sendo adaptado para ser aplicado em pessoas portadoras de doença, e vem sendo muito utilizado como uma alternativa para avaliar acapacidade física de pacientes com patologias cardíacas e pulmonares, bem como para avaliar a capacidade submáxima de exercício (Enright et al., 2003). Porem esse teste apresenta algumas contra-indicações como: Angina instável, Hipertensão Arterial Sistêmica sem controle, Embolia pulmonar recente e as que se relacionam à Hipoxemia ao repouso e em ar ambiente, pressão diastólica em repouso maior que110mmHg e pressão sistólica em repouso maior que 200mmHg, Anemia severa, oximetria com medida instável, e taquicardia em repouso maior que 120 batimentos por minutos.
Dos oito pacientes em atendimento pela manhã apenas dois realizaram o TC6’ dentre os pacientes que não realizaram um paciente não cooperou para a realização do teste, três pacientes tem Paralisia Cerebral (PC) e dois apresentam dispnéiagrave. No turno da tarde são atendidos nove pacientes, onde seis realizaram o TC6’, os que não realizaram três têm diagnostico de PC.
Com bases nos resultados obtidos no TC6’ plano de metas e estratégias é uma forma de se melhorar ou aperfeiçoar as condutas que estão sendo utilizadas em uma determinada população, numa área pré-selecionada, específica, ou global, criando um plano focado napromoção de bem-estar e qualidade de vida dos pacientes em atendimento de Fisioterapia Pneumofuncional da Clínica Escola de Fisioterapia do UNIPÊ.

2. METODOLOGIA
Este trabalho é fruto de um estudo seccional, onde os pacientes do atendimento de Fisioterapia de Pneumofuncional, da Clinica Escola de Fisioterapia do UNIPÊ, tiveram os seus prontuários analisados ao longo de um mês para avaliar aCapacidade Funcional dos mesmos e seu desfecho durante esse período, para isso foi utilizado o TC6’.
Foram selecionados apenas os pacientes em atendimento pela manha e tarde de Pneumofuncional até a presente data. Sendo analisados 17 prontuários nos dias 6, 19 e 20 de abril, foi necessária, mais de uma visita, pois alguns prontuários ainda não constavam o TC6’. Contudo, ao longo dos dias coletamos oresto dos dados que faltavam e analisamos que nem todos eram aptos à realização do teste devido as suas patologias. Não puderam proceder aos exames, pois tinham Paralisia Cerebral (PC) e os outros pacientes, tinham o diagnóstico de Dispneia Grave.
Nosso plano de metas e estratégias sobre a capacidade funcional desenvolveu-se a partir dos resultados que já constavam nos prontuários (TC6’), ecalculado o valor de VO2 Máx., através da fórmula 0,03 x distância (m) + 3,98. Foi com essas medidas que conseguimos classificar a capacidade de cada paciente selecionado, sendo distinguido como: muito fraca, fraca e regular; idade; sexo. Todos esses resultados serão mostrados ao longo deste trabalho em forma de gráficos e quadros comparativos.

3. RESULTADOS
Quadro 1. Dados gerais
Esses...
tracking img