Planos heterodoxos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANOS HETERODOXOS



Quando começamos a estudar os aspectos econômicos em nosso curso, assim como outros acadêmicos do Brasil e mundo a fora, normalmente nos são apresentadas discussões, escolas teóricas e práticas que serão amplamente difundidas e discutidas na academia e no campo de trabalho, nos centros de pesquisa e nas esferas políticas. Na Economia vê-se a discussão quanto às matrizesteóricas que norteiam as análises econômicas. Onde nos deparamos com a Ortodoxia e a Heterodoxia quando analisamos os atores e indicadores sócios econômicos.

Ao perceber que a vida acadêmica requer entusiasmo e ceticismo, nunca obstantes, entende-se melhor certa diferenciação entre estas corentes de pensamento e doutrinas econômicas, para tanto analisamos textos e artigos, dentre os quais otrabalho crítico expositor do Economista e mestrando em Teoria Econômica pela UNICAMP, Leandro Ramos Pereira, publicado no site JORNAL DO CAECO, ligado a IES de sua origem. Destacaremos abaixo alguns trechos do seu artigo e um breve relato de nossas percepções:

De maneira geral e simplificada é possível afirmar que a matriz teórica da Ortodoxia é tal que permite a conclusão deque existem elementos próprios e intrínsecos à dinâmica do capitalismo que, levados ao jogo do livre mercado, ou se preferirem, da ”mão invisível”, permitem e facilitam um equilíbrio econômico no qual haveria a plena utilização da riqueza produtiva e toda a força de trabalho estaria empregada. Não obstante, este equilíbrio só poderia ser rompido em função de interferências externas, tal como aintervenção do Estado ou de sindicatos. Entre as características fundamentais desta matriz teórica estão a ênfase na análise do indivíduo racional maximizador da utilidade e da firma individual maximizadora dos lucros, a ênfase no equilíbrio estático atemporal entre os fatores econômicos, a negligência dos fatores de incerteza, a negligência da existência de classes sociais antagônicas, e a ênfase nasformalizações matemáticas abstratas e complexas balizadas por pré-supostos econômicos simplificados.


Podemos concluir que a ortodoxia econômica está voltada para o capitalismo, onde visam a livre concorrência, a movimentação capitalista do lucro independente dos fatores antagônicos e problemas socioeconômicos que estes tentam negligenciar, ressaltando que o estado e outros agentes externospoderiam romper o equilíbrio econômico que acontece em decorrência das próprias instituições financeiras e os setores da economia, em tempo e níveis produtivos de trabalho, utilização de riquezas e força operárias determinadas pelo próprio processo dinâmico do setor em destaque.

Temos como suporte para estas ideias um outro recorte textual, de um outro artigo, desta vez do Site ACADEMIAACADÊMICA, intitulado Ortodoxos vs Heterodoxos, que diz:

No dicionário, ortodoxia são as doutrinas primeiras, as ditas verdadeiras. Compreende todos os pensadores clássicos e neoclássicos da escola econômica. Defendem, entre outras coisas, a neutralidade da moeda e a tendência natural ao equilíbrio econômico em pleno emprego. Existe uma força que ajusta o mercado de forma livre, sem anecessidade de pressões externas. A Teoria do Equilíbrio Geral é um dos pilares da ideologia, segundo a qual o livre funcionamento do mercado, com a flexibilidade de preços e de fatores de produção leva ao ponto de eficiência máxima.



De acordo com as ideias do economista e mestrando já citado a pouco, o seu artigo A Falsa Dicotomia entre Ortodoxia e Heterodoxia nas Ciências Econômicas, nosressalta importância de observamos que a facilidade de caracterizar os elementos teóricos e os acertos que nos levam a Ortodoxia, não haverá dificuldades em caracterizar a Heterodoxia. Posto que ao negarmos algo, afirmamos o seu oposto, temos então que a Heterodoxia é consequentemente a antítese ou a negação da Ortodoxia. Uma vez que compreende um conjunto relativamente expressivo de outras...
tracking img