Planos de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema
O comércio internacional, nos últimos anos, tem-se fortificado e a pratica de exportação e importação tornou-se rotineira em muitas empresas, cujos negócios se estendem no âmbito internacional. Para facilitar esse processo, mantendo altos níveis de competitividade, as organizações investem na realização de parcerias e alianças estratégicas. As empresas, bemcomo os governos das diferenças nações, precisam estar preparadas para o comércio internacional, desenvolvendo negociações que lhes proporcionem uma situação econômica favorável.
O envolvimento das organizações no âmbito do comércio internacional é uma prática necessária na atualidade, os países não são auto-suficientes na produção de produtos para o consumo interno da nação e precisamrealizar negociações, para seu melhor desempenho. Desta forma, a efetuação de exportações e importações constitui-se como a base para o estabelecimento de relações comerciais entre empresas ou estabelecimentos comerciais de países diferentes.
Na busca constante por melhorias no seu processo de produção, a empresa Formatt Embalagens, foi escolhida como objeto deste relatório. Fundada em2001, no bairro Cardoso, na cidade de São João Batista-SC, hoje é referência na fabricação de embalagens para fábricas de toda a região do Vale do Rio Tijucas-SC e grande Florianópolis, produzindo para diversos segmentos.
O papel é um dos produtos mais consumidos no mundo e, há séculos, faz parte do cotidiano da humanidade. Muito utilizado na fabricação de caixas para transporte demercadorias, de embalagens que protegem alimentos e centenas de outros produtos, das folhas para impressão para computadores a uma variedade de produtos para higiene e limpeza.
Além dessas vantagens, a indústria avança com melhorias contínuas para uma produção mais limpa e de menor impacto. Uma dessas melhorias é um novo segmento de mercado: o papel ecológico, o qual é produzido do bagaçoda cana de açúcar, com fibras que possibilitam a fabricação de papéis dos mais diversos com características de pureza, biodegradabilidade e reciclagem.
O presente relatório de estágio vem apresentar uma proposta de importação de papel ecológico á Formatt Embalagens.
1.2 Justificação

O processo de melhoria contínua na qualidade e variedade dos produtos oferecidos por uma empresa éfator determinante quando se almeja a liderança de mercado. O constante aperfeiçoamento e a ininterrupta busca pela excelência são importantes aliados, capazes de garantir competitividade e lucratividade em um contexto globalizado.
Atualmente inúmeras empresas têm encontrado no mercado exterior as melhores alternativas para modernização de seus produtos, através de opções inovadoras,qualidade garantida e muitas vezes com baixo custo financeiro. Tais organizações conquistam novos clientes e estabelecem fortes parcerias com os atuais, tornam-se líderes competitivos no mercado nacional e até mesmo no exterior.
A empresa Formatt produz embalagens de papel cartão[1] e micro-ondulado[2] para diversos segmentos em vários estados brasileiros. Concentra suas atividades de comprasde papel cartão, simples, na cidade de Santa Cecília-SC.
Sabendo disso, uma das formas da empresa inovar no ramo de embalagens de papel cartão e reduzir seus dejetos sólidos seria com a utilização do papel ecológico. Este papel é abundante matéria prima proveniente das usinas de açúcar e álcool e permite a produção de papel de forma sustentável.
A Empresa Brasileira de PesquisaAgropecuária, (EMBRAPA, 2012) comprava, através de estudos, que a produção de papel a partir de fibras de cana-de açúcar só traz vantagens. Uma delas é a menor quantidade de produtos químicos utilizados na transformação de bagaço para papel. Outra vantagem é que o ecológico pode ser utilizado para embalar alimentos, devido às purezas das suas fibras.
Além disso, a Embrapa relata que o...
tracking img