Planos de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO REPÚBLICA 7224
CURSO: PEDAGOGIA


Claudia Roseane Oliveira Nascimento RA: 384102
Hudson Felipe da Silva de Pina RA: 384080
Ingrid Assunção de Assunção RA: 384116
Leila Gurjão da Silva RA: 385694
Marines de Jesus Alves RA: 384030

DIDÁTICAPROF ª MS.

BELÉM-PARÁ
2013
REFERÊNCIA:
Google: NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luíza. Ciências 3º Ano. Ensino Fundamental. Ed. Bianca Glasner.

Entende-se através deste plano de aula o sentido de ensino-aprendizagem e a observar as dificuldades encontradas em cada aluno da turma, pois, sabe-se que para os professores é fundamental importância compreender os limites e aspossibilidades do docente e adquirimos a experiência onde sua função é estabelecer uma comunicação entre estruturas sociais e estruturas de pensamento que por sua vez se dão pela forma de transmitir conhecimentos. Onde este plano tem como objetivo verificar o processo mental que supõe a analisar e refletir sobre todos os setores da atividade da criança nos ajudando a prever e superar nossas dificuldades eimprovisos nos planos educacionais. Sendo assim através deste esboço e/ou roteiro de ensino-aprendizagem que aprendemos a nortear cada passo em nossos procedimentos pedagógicos, é por isso que se desenvolve um planejamento ou plano para seguirmos princípios e características de coerência e unidade, continuidade e sequência, flexibilidade objetividade e funcionalidade precisão e clareza. Estas sãoas maneiras de renovar o ensino fazendo conexão entre os assuntos previstos, dando condições de integrar começo e fim deste plano de forma satisfatória de interesse e necessidade de cada docente.

Nosso plano de aula destinou-se ao público-alvo da Escola José Salomão Solon, instituição de ensino fundamental do grau escolar do 4° ano onde tivemos praticando este novo marco de ensino. Com o númerode vinte e sete alunos com a faixa etária dos nove aos doze anos de idade, escolhemos esta turma por que estávamos desenvolvendo um projeto do programa mais educação da mesma escola citada acima, cujo interesse estava incluído, o avanço na escala de ensino no IDEB e o aumento do ensino-aprendizagem dos alunos. Pois era esta mesma turma, conforme a pesquisa desenvolvida no jornal escolar quedescrevia o índice da aprendizagem educacional dos docentes onde verificamos uma grande dificuldade de leitura e interpretação textuais, mas tinham grande desempenho artístico em produzir desenhos, suas próprias fantasias e estórias. Aproveitamos esta característica construtiva e abrangente para evoluir este plano de aula, verificando suas necessidades e obtendo um bom resultado da aprendizagem de formaqualificada, dinâmica e satisfatória. Pois o bom ensino é o ensino de qualidade que investe no processo e, por isso, chega a produtos significativos e satisfatórios. “Os resultados não nos chegam, eles são construídos”. (website de Cipriano Carlos Luckesi), isto é, para sermos vencedores temos que lutar se não houver luta não haverá vitória, então para alcançarmos o crescimento educacional épreciso buscá-lo de forma incessante. Temos que construir através das ações feitas por cada um de nós.
Obtivemos materiais simples de fácil acesso aos alunos como Livro didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, revistas, jornais, figuras para ilustrar o cartaz, TNT, caixinhas, bonecas (o), adereços, suporte-papel.
Organizando trabalho em dupla para ensinar sobre ocompanheirismo mostrando o valor que tem nosso próximo, comentando também sobre o modo de comunicação entre os seres vivos (animais com os seres humanos) e dos seres não vivos, pois cada objeto ou matéria trás grandes benefícios para nosso planeta se adquirirmos o abito de valorização entre meio ambiente e as pessoas.
O ensino-aprendizagem deste plano veio com a justificativa de entender nos...
tracking img