Planos de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO
CLARETIANO
EDUCAÇÃO FÍSICA

JOGOS E BRINCADEIRAS

DEUZÂNGELA BARBOSA CARVALHO

Vilhena/RO
2012

DEUZÂNGELA BARBOSA CARVALHO

JOGOS E BRINCADEIRAS

Trabalho apresentado à cadeira Jogos e Brincadeiras
para fins de complementação da avaliação
do 1°semestre do ano de 2012.

Professora: Alessandra P. da SilvaCarvalho



Vilhena/RO
2011

PLANO DE AULA

TEMA: Brincadeira com cordas
SERIE: Educação infantil (5anos)
OBJETIVO: Experimentar diferentes brincadeiras com cordas para trabalhar a coordenação dos movimentos das crianças e aumentar suas habilidades motoras. Com isso aumentar o interesse delas por brincadeiras e jogos com intensa movimentação corporal.MATERIAL: Cordas de tamanhos variados

DESENVOLVIMENTO: Propor a turma que vivencie várias maneiras de pular corda: uma criança segura em cada ponta da corda enquanto outras crianças pulam a corda, uma criança por vez, em dupla e em trios, revesando sempre quem segura à corda. Também é possível brincar diversificando as regras, como pular ao ritmo de uma parlenda ou pular tocando a mão nochão. Conversar com os alunos sobre outras brincadeiras que podem ser realizadas com o objeto: chicote queimado (uma criança gira a corda rente ao chão e as demais pulam), aumenta-aumenta (duas seguram as pontas da corda e vão levantando gradativamente para que as outras saltem). No caso de crianças com algum tipo de deficiência física, pode-se pensar em formas alternativas de participação. Sugira quepassem por baixo da corda no momento certo, enquanto está no alto e antes que volte a bater no chão. É uma ótima oportunidade para convocar as outras crianças a auxiliá-las na inclusão de todos na brincadeira.

AVALIAÇÃO: Observa se a participação da turma na brincadeira analisando se a adaptação das regras se dá em função das dificuldades que surgem ou porque o grupo não compreendeu abrincadeira.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Abrir a roda de conversa sobre a brincadeira, deixando o espaço aberto para que todos possam falar. O que acharam da brincadeira, quais as dificuldades e facilidades durante a realização da atividade.

PLANO DE AULA

TEMA: Pega-pega americano
SERIE: 5ºano (10anos)
OBJETIVO: Explicar a regra do jogo verbalmente para todos os participantes para que possam realizaros movimentos básicos de correr, desviar, frear e equilibrar-se.
MATERIAL: Espaço físico plano (quadra, pátio, rua, praia ou similar). Lousa e giz.
DESENVOLVIMENTO: Inicia-se a aula mostrando aos alunos como o jogo vai se desenvolver. O professor desenha um diagrama simples na lousa, mostrando os limites de espaço a serem utilizados e o posicionamento das crianças. É interessante darreferências do espaço e representar os tipos de movimentos possíveis na atividade. Explicar também as regras do jogo. Um jogador é escolhido como pegador, e os demais fogem dentro dos limites estabelecidos previamente. Quando um jogador é pego, ele deve ficar parado no lugar em que foi pego até ser salvo por algum outro jogador. Para salvar um colega pego, o jogador deve agachar e engatinhar por entre aspernas desse jogador. É importante esclarecer que nenhum jogador pode ser pego pelo pegador enquanto estiver salvando algum colega. O vencedor do jogo é aquele pegador que conseguir imobilizar todos os fugitivos, numa mesma rodada. É importante orientar os alunos sobre a forma segura de pegar os fugitivos, utilizando apenas o toque de mão em alguma parte do corpo do colega, evitando tocar a regiãodo rosto e dos cabelos ou agarrar e segurar os jogadores fugitivos, o que poderá causar acidentes. No decorrer da atividade o professor deve interromper a partida e trocar o pegador, para garantir que ao longo da aula todos os alunos passem pelas funções básicas do jogo: pegador e fugitivo/salvador.
AVALIAÇÃO: O professor reúne os estudantes numa roda de conversa para avaliarem juntos os...
tracking img