Planos de aula contos de fadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO - FACOS
LICENCIATURA PLENA DE LETRAS

BERENICE NUNES DUARTE

PROJETO DE ESTÁGIO

OSÓRIO
2011
PROJETO DE ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA

BERENICE NUNES DUARTE

CONTOS DE FADAS: A FANTASIA EM PAPEL E TINTA

OSÓRIO
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 REFERENCIAL TEÓRICO
2 DIAGNÓSTICO DA TURMA
2.1 DESCRIÇÃO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA –
Observação dia2.2 MONITORIA

3 PROJETO DE ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA
3.1 TEMA
3.2 PROBLEMATIZAÇÃO
3.3 JUSTIFICATIVA
3.4 OBJETIVO GERAL
3.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.6 CRONOGRAMA
3.7 METODOLOGIAS
3.8 AVALIAÇÃO
3.9 INSTRUMENTOS

4 AÇÃO PEDAGÓGICA
4.1 PRIMEIRA AULA
4.2 SEGUNDA AULA
4.3 TERCEIRA AULA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

ANEXOS

INTRODUÇÃO

1 CONTOS

Os contos de fadas encantam ecativam crianças até os dias de hoje, com suas histórias fantásticas que, de uma forma indireta, as ensinam a aceitarem o medo, a perda, a conhecer o amor, o valor de uma amizade... Sem falar, é claro, das bruxas, fadas, lobos maus, príncipes encantados, princesas e tantos outros personagens que aparecem, geralmente para nos oferecerem alguma mensagem (KNÜPPE,2002).
Os contos de fadasapresentam sempre um mundo de fantasia, às vezes, distante da realidade das crianças, outras, bem próximo, mas que alimentam seus sonhos e, por isso, fazem tanto sucesso (KNÜPPE,2002).
Os assuntos tratados nos contos são reais, tais como os medos que a criança pequena enfrenta: medo do escuro, do cachorro, da mãe deixá-la na escola e não buscá-la mais, etc., medos que fazem parte da nossa vidae, de uma maneira ou de outra, aprendemos a enfrentá-los (KNÜPPE,2002).
E é claro, não se poderia deixar de falar no amor, presente nas histórias, o amor que um Príncipe, muito rico e bonito, sentiu ao ver pela primeira vez a jovem menina que calçava um delicado sapatinho de cristal e que atendia pelo nome de Cinderela. Esse mesmo amor aparece no conto da Branca de Neve, escrito pelos irmãosGrimm, onde uma linda jovem está adormecida em uma redoma de vidro na floresta e aparece um Príncipe que com um simples olhar se apaixona pela moça e com um beijo a faz acordar (KNÜPPE,2002).
Existem temas polêmicos como na história contada pelos Grimm, Chapeuzinho Vermelho, onde a menina muito ingênua pára para conversar com o Lobo, sem saber que ele é mau, e acaba colocando a vida da suavovozinha em risco. Esse conto mostra para a criança que não devemos falar com estranhos, que não se pode confiar em qualquer um... Encontramos temas como a fome, a carência, tanto alimentar como afetiva, tratada no conto João e Maria, também dos Grimm, onde, por falta de dinheiro, o pai e a madrasta deixam os dois filhos na floresta sozinhos, para não vê-los morrer de fome. Só quando encontram acasa da bruxa, repleta de guloseimas, é que as crianças se acalmam, sem saber que os seus problemas estão apenas começando (KNÜPPE,2002).
Já o conto O Patinho Feio escrito por Andersen nos fala da diferença – de que não somos todos iguais – e faz com que a criança encontre a sua identidade, que perceba o quanto é capaz, que somos iguais como seres humanos mas cada um tem sua personalidadee individualidade, seu modo de ser (KNÜPPE,2002).
Os contos de fadas ensinam as crianças a enfrentar os sentimentos, seja de perda, angústia, medo ou amor. Eles mostram que tudo passa, que sempre há uma Fada Boa (mãe, amigos, professora...) que nos ajuda a resolver os problemas, e que existem Lobos Maus (ladrões, seqüestradores...), que devemos tomar cuidado ao sairmos à rua e, o maisimportante, que sempre teremos o amor de alguém, seja de um Príncipe Encantado (namorado) ou de um Pai (família), e que ela (fada) existe (KNÜPPE,2002).
Transmitem importantes mensagens, lidando com problemas humanos, encorajando o desenvolvimento e ao mesmo tempo aliviando preocupações (KNÜPPE,2002).
A mensagem que os contos querem passar às crianças é que existem coisas na vida que...
tracking img