Planodeaula Completo Exemplo

7087 palavras 29 páginas
Exemplo de Ementa Detalhada de Curso de
Empreendedorismo

20 encontros semanais

Elaborada por Caio Ferraz Jr., www.empreende.com.br

AULA 1 – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
Conteúdo:






Definições
Surgimento e principais frentes de estudo
Formas de empreendedorismo (Oportunidade x Necessidade)
Importância para a economia
Contexto brasileiro vs contexto mundial

Recursos de ensino:
• Material ppt
• EAD Planejamento e Criação de Negócios (Módulo 1) – fonte: www.planodenegocios.com.br • Questões para discussão (DORNELAS, 2008)
• Ottomax (www.ottomax.com.br) ou outros jogos de Empreendedorismo, tais como Ludapark e Ilha do Empreendedor (www.insolitastudios.com)
Roteiro de aula:
Neste primeiro encontro, o professor deve introduzir o conceito de empreendedorismo aos alunos, informando sua origem, evolução, importância como objeto de estudo e os contextos mundial e brasileiro no que se refere a empreendedorismo. Para esta introdução, o professor poderá seguir os slides da primeira aula e o relatório mais atual do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizando comparações da evolução do empreendedorismo no Brasil e o posicionamento do país diante do mundo.
Para exercício em sala, o professor poderá dividir a turma em grupos e solicitar que respondam às questões para discussão (perguntas 1 e 2) do segundo capítulo do livro “Empreendedorismo: transformando idéias em negócios”. Dez minutos são suficientes para que os grupos preparem as respostas, e após esse período, o professor pode gerar um debate em sala para avaliar as respostas.
Ao final da aula, o professor deve apresentar o jogo Ottomax aos alunos, informando o objetivo do game, que é avaliar o perfil empreendedor de cada participante, que deve explorar oportunidades e concluir o planejamento de um dos projetos disponíveis no game, obtendo a maior pontuação possível. O professor deve disponibilizar as senhas para cada participante e informar que haverá a avaliação dos relatórios e resultados do jogo no 15º

Relacionados

  • Ciências contábeis
    5676 palavras | 23 páginas