Planode contas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IES-FACULDADE MARTHA FALCÃO

PLANO DE CONTAS

MANAUS/2012
IES-FACULDADE MARTHA FALCÃO

PLANO DE CONTAS

MANAUS/2012

PLANO DE CONTAS – CONCEITOS
Ativo Circulante

Caixa

Função: registrar a movimentação de dinheiro ou cheques (enquanto não forem depositadas em bancos) e outros documentos compensáveis em poder da empresa.

Funcionamento: debita-se pelo recebimento que ocorremno dia-a-dia (entrada) e credita-se pelo pagamento (saída).

Banco Conta Movimento

Função: Registrar a movimentação de dinheiro da empresa em poder de estabelecimento bancários, mantido em conta de disponibilidade.

Funcionamento: Debita-se pelos depósitos bancários, resgates de aplicações financeiras e recebimentos de créditos na empresa, por via bancária, de qualquer origem e credita-sepela emissão de cheques, transferência de valores para aplicações financeiras e débitos na conta bancária.

Obs. Caso a empresa possua cheque especial liberado na própria conta corrente, o saldo da conta pode torna-se credor, pois essa operação constitui uma forma de empréstimo. Por isso o saldo credor deve ser transferido para conta do passivo circulante, por ocasião do encerramento doperíodo.

Duplicatas a Receber

Função: Registrar os valores a receber de clientes decorrentes das vendas á prazo de mercadorias, produtos e serviços.

Funcionamento: Debita-se pela emissão da fatura contra o cliente e pelos juros decorrentes de eventuais atrasos de pagamento e credita-se pelo recebimento total ou parcial do título, pela anulação da venda (devolução), pelos descontos concedidos porqualquer motivo e pela baixa como incobrável.

Duplicatas Descontadas
O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente.
Embora a propriedade dos títulos negociados sejam transferidos para a instituição, a empresa é co-responsável pelo pagamento dosmesmos em caso de não liquidação pelo devedor. Neste caso, a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa o valor de face do título não liquidado

Provisão para Devedores Duvidosos

No final de cada exercício social as empresas criam uma provisão para se protegerem de possíveis perdas com relação ao não recebimento das Duplicatas a Receber ( vendas a prazo).
As contas quedevem servir de base para o cálculo dessa provisão são as que registram direitos provenientes de vendas a prazo de mercadorias e de serviços,denominadas de Clientes ou Duplicatas a Receber.Segundo o regulamento do IR, não se deve calcular a Provisão sobre direitos cujas vendas possuam reserva de domínio, de alienação fiduciária em garantia ou de operações com garantia real.

Imposto a RecuperarFunção: Registrar e controlar os impostos a serem recuperados ou compensados em períodos subseqüentes.

Funcionamento: Debita-se pela exclusão do valor do bem adquirido (estoque ou imobilizado), com base na escrituração fiscal ou pela retenção efetuada por terceiros e credita-se por ocasião da recuperação ou compensação em contrapartida com a conta que registrar o tributo a recolher.Investimentos temporários

Nas demonstrações brasileiras esta conta representa aplicações de recursos financeiros em títulos, valores mobiliários e outros direitos disponíveis no mercado resgatavam em determinados períodos de tempo, com o objetivo de compensar perdas inflacionárias com as disponibilidades obtendo resultados derivados de receitas financeiras ou de lucros com a negociação desses ativos.Sua classificação contábil mais detalhada pode-se dar da forma apresentada a seguir:
• Ativo Circulante, subgrupos Disponível e Realizável em Curto Prazo ou Créditos (Investimentos Temporários); ou
• Ativo Realizável em Longo Prazo, no subgrupo Créditos (Investimentos Temporários).

Adiantamento Temporários
Os adiantamentos a fornecedores ocorrem na aquisição de matérias-primas,...
tracking img