Plano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula

O inverno provoca doenças respiratórias?

Compartilhe
[pic]Envie por email  Imprima
[pic]
Conteúdo relacionado
Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:
• Alívio para os pulmões - 10/08/2011
Objetivos
- Conhecer e discriminar as doenças respiratórias sazonais.
- Diferenciar viroses de alergias.
- Reconhecer os componentes ambientais importantesna produção das doenças.

Conteúdos
- Doenças relacionadas ao aparelho respiratório.
- Diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas.

Tempo estimado
Uma aulas

Material necessário
Computador com acesso à internet (ou cópias da figura indicada nesta sequência didática) e uma cópia da reportagem "Alívio para os pulmões" (Veja, edição 2229, 10 de agosto de 2011) para cada aluno.Desenvolvimento
1ª Etapa
Inicie a aula contando aos alunos que eles aprenderão quais são as principais doenças que afetam o sistema respiratório - e vão investigar se esses problemas têm alguma relação com o tempo frio. Diga a eles que será uma boa oportunidade de desfazer alguns mitos e mal entendidos sobre o assunto.
Pergunte aos jovens: quais doenças respiratórias são agravadas pelo inverno? Combase nas respostas, faça uma lista no quadro. É provável que apareçam os termos gripe, pneumonia, resfriado, faringite, laringite, bronquite, asma e rinite.
Explique à turma que a chave para entender a relação do inverno com as doenças listadas é descobrir qual a causa de cada uma delas. Conte que, grosso modo, elas se dividem em dois grupos: as viroses e as alergias. Ambas têm aumento deincidência no inverno, mas por motivos diferentes. O objetivo da aula é descobrir quais são.
Para estimular a discussão, distribua cópias da reportagem de Veja para os alunos, pedindo que façam uma leitura silenciosa. O texto fala sobre formas de amenizar os sintomas das doenças respiratórias - cabe a você ajudar a turma a compreender melhor as causas.
Uma opção é começar abordando as viroses - as maiscomuns são gripes e resfriados. Elas são causadas pelos chamados organismos infectantes, no caso, vírus - o da influenza para a gripe e os rinovírus e outros para os resfriados. Com base nas respostas, esclareça que gripe é uma doença mais grave, causada pelo vírus influenza. Já o resfriado pode ser causado por mais de um vírus (sendo o chamado rinovírus o mais comum). Conte que o resfriado é umproblema bem mais comum e não ameaça gravemente a saúde dos indivíduos. Em seguida, construa com os alunos um quadro comparativo das duas viroses, para mostrar o grau de gravidade de cada uma e os sintomas:
[pic]
Pergunte aos estudantes: de que forma o frio interfere na ocorrência de gripes e resfriados? A culpa é das baixas temperaturas? Depois de ouvir as opiniões, informe que o virologistaamericano Jack Gwaltney, um dos maiores especialistas em resfriado do mundo, realizou alguns estudos sobre o assunto. Em um deles, voluntários foram inoculados com vírus que causam resfriado. Metade permaneceu mais de uma hora dentro de uma geladeira e mais um bom tempo fora, mas só de roupa íntima. A outra metade foi mantida confortavelmente aquecida. Nos dois grupos, praticamente todos desenvolverama doença. Ou seja: a temperatura baixa, por si só, não facilita a contração de resfriados (o mesmo vale para as gripes e outras viroses). Entretanto, há mais gente resfriada no inverno. Por quê? Esclareça o mistério revelando que isso ocorre pela maior permanência em ambientes fechados, o que aumenta a probabilidade de contato com os microorganismos.
[pic]
Imagem 1: O agente alergênico entra emcontato com o linfócito B.
[pic]
Imagem 2: O plasmócito produz imunoglobulina.
[pic]
Imagem 3: Os anticorpos se fixam na parede dos mastócitos.
[pic]
Imagem 4: Em contato com o agente invasor, as células liberam histamina, que provoca os sintomas da alergia.
2ª Etapa
Depois de explorar as viroses, é hora de explicar as alergias. Distribua aos alunos uma cópia do infográfico abaixo e...
tracking img