Plano collor+plano real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Brasil Contemporâneo
(Economia)

* Plano Collor
* Plano Real

Grupo: Bernard Dornelles, David James, Gabriel Takashi, Guilherme Bernardes, Heitor Souza e Ricardo Nogueira
Plano Real

Introdução:
No início dos anos 90, a economia brasileira enfrentava sérios problemas relacionados à inflação, que perdurava desde a década de 70. Foram realizadas várias tentativas asquais visavam ao controle do processo inflacionário – a exemplo dos planos Cruzado, Collor e outros menores -, porém nenhuma delas obtivera êxito até aquele momento. Na tentativa de mudar esse quadro, o então presidente do Brasil, Itamar Franco, designou Fernando Henrique Cardoso como responsável pelo Ministério da Fazenda. Juntamente com economistas como Pérsio Arida, André Lara Resende, GustavoFranco, Pedro Malan e Edmar Bacha, o ministro elaborou o Plano Real.
Plano foi divido em etapas. Inicialmente, foi desenvolvido o “plano de ação imediata”, o qual objetivava um corte de US$ 6 bilhões no orçamento público, além de uma maior austeridade na arrecadação de impostos e um amplo processo de privatização. A segunda etapa se caracterizou pela criação de um novo indexador da economia, oURV (Unidade Real de Valor), corrigida diariamente pela taxa de inflação e mantendo uma paridade fixa de um para um com o dólar. A terceira fase foi à implantação da nova moeda, o Real, quando os preços já estavam expressos em URV.

Objetivos iniciais do Plano Real:
O plano tinha como objetivo central o controle da inflação e a consequente estabilização econômica. Para isso, diversos outrosobjetivos menores foram traçados, como a redução do orçamento do governo, a diminuição das taxas de juros e a desindexação da economia.

Fatores positivos:
Já nos meses seguintes ao início da elaboração do Plano, a inflação foi reduzida consideravelmente, chegando a uma taxa mensal de 0,96% em setembro de 1994(em junho do mesmo ano, ela era de 50,7%). Houve, ademais, um aumento na taxa anual decrescimento da economia, visto que, no primeiro semestre desse ano, ela era de 4,3%, e em março de 1995, alcançava 7,3%.

Verificava-se, em médio prazo, que a inflação reduzida foi responsável pelo aumento do poder de compra das camadas mais pobres, e esse fato, aliado à estabilização dos preços, elevou as vendas do período. O crescimento econômico da última década, a inflação mantendo taxas anuaisde um digito e os fracos impactos da crise mundial de 2008 no Brasil mostram que o plano também conseguiu estabilizar a economia.

Fatores negativos:
Houve alguns problemas, contudo, na implementação do Plano Real. A balança comercial, no início de 1995, passou a ser deficitária, já que houve um decréscimo nas exportações simultaneamente a um aumento das importações. Além disso, os gastosorçamentários com o setor público eram cada vez maiores, que levou ao decrescimento do superávit desse setor. Devido às altas taxas de juros, o endividamento público também sofreu considerável aumento.
Em médio prazo, devido à supervalorização do Real, os juros elevados e a abertura econômica, a economia passou por um período de estagnação, gerando - no ponto de vista social – alta nos índices dedesemprego.

O Plano conseguiu atingir seus objetivos iniciais?
Quanto aos objetivos iniciais, o plano foi extremamente bem sucedido. A inflação finalmente foi controlada e a economia encontra-se estabilizada, mantendo bons níveis de crescimento.

O Plano Collor

Introdução
O ex-presidente da República, Fernando Collor de Melo, assumiu o poder em 1989 e foi o primeiro presidente eleitopelos votos diretos após o período militar. Com um discurso de forte moralização, disse que iria combater a recessão vivida pela economia brasileira, com propostas como o fim dos altos salários dos funcionários públicos, os marajás.
A situação da economia brasileira definitivamente não era das melhores. Collor herdava uma crescente inflação, que em um ano, de março de 1989 a março de 1990, chegou...
tracking img