Plano urbanistico de chicago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

DESCRIÇÃO CRÍTICA DE UM PLANO URBANÍSTICO REALIZADO DURANTE O SÉCULO XX

PLANO DIRETOR PARA CHICAGO

NB8
BRUNO AFONSO
CLAUDIA TEIXEIRA
RODRIGO SANTANA
THAIS ONO

NOVEMBRO / 2012
Plano Diretor para Chicago

Até o final do século XIX, o planejamento urbano na maioria dos países industrializados era de responsabilidade de arquitetos, que eramcontratados por empresas particulares ou, raramente, pelo governo. Mas o crescimento dos problemas urbanos durante o final do século XIX forçou governos de muitos países, em especial, o dos Estados Unidos, a participar mais ativamente no processo de planejamento urbano.
O Movimento moderno na Arquitetura e no Urbanismo pregava que a atividade de planejar as cidades era matéria de ordem eminentementetécnica, e que portanto, possuía a neutralidade política inerente ao trabalho científico. Tal pensamento se formalizou especialmente com o trabalho dos CIAM(do francês Congrès Internationaux d'Architecture Moderne, que significa em português "Congressos Internacionais da Arquitetura Moderna") e, especialmente, com a Carta de Atenas.
Reflexos deste pensamento urbanístico podem ser observados emprojetos de novas áreas de expansão urbana totalmente desvinculados das necessidades efetivas das comunidades que aí morariam. O plano-piloto da cidade de Brasília é considerado o exemplo mais perfeito deste tipo de urbanismo modernista.
Entre 1900 e 1930, muitas cidades nos Estados Unidos introduziram comissões de planejamento urbano e leis de zoneamento. Um dos mais famosos planos de revitalizaçãourbana desse período foi o Plano Burnham, que revitalizou uma grande parte da cidade de Chicago.
A explosão populacional da década de 1950 e da década de 1960 criou problemas como congestionamentos, poluição, aparecimento ou crescimento de favelas, e falta de moradia. Para vencer os novos desafios destas cidades em crescimento, agências de planejamento urbano precisaram expandir seus programas,incluindo novas residências, áreas recreacionais e melhores distritos comerciais e industriais.
Atualmente, o planejamento urbano de uma cidade é geralmente feito por acordos entre agências governamentais e empresas privadas, especialmente nos países desenvolvidos. Nos países subdesenvolvidos, porém, o planejamento urbano passa por um momento de redefinição. Se, por um lado, tais paísesatravessaram longos períodos de planejamento centralizador e autoritário (não raro resultando em periferias urbanas espraiadas, estruturadas por projetos residenciais movidos mais pelo caráter quantitativo que pelo qualitativo), nas últimas duas décadas, o planejamento rrbano no Brasil, por exemplo, tem procurado colocar-se como possível mediador no conflito social pelo solo urbano.

Daniel Burnham:O arquiteto e planeador urbano norte americano Daniel Burnham  nasceu no dia 4 de setembro de 1846 e faleceu em 1 de junho de 1912. Trabalhou como diretor de trabalhos para a Exposição Universal de Chicago e liderou a criação dos planos diretores de várias cidades importantes, entre elas Chicago e Washington D.C.

Dentre os projetos mais famosos de Burnham estão a Union Station de Chicago eo Edifício Flatiron em Nova York.

Até ao século XIX, os EUA limitavam-se a copiar os modelos da arquitetura europeia.
Publicado no ano de 1909 em parceria com Edward H. Bennett, o Plano Diretor para Chicago mostrava o futuro da cidade e a expansão urbana controlada. A proposta desse plano ambicioso propunha que todos os cidadãos morassem a uma distância do lago percorrível a pé. A pretensão deBurnham era transformar Chicago em uma Paris das pradarias, com bulevares, fontes e outros equipamentos urbanos inspirados na capital francesa.
O planejamento moderno das metrópoles dos EUA foi consequência direta de um incêndio de grandes proporções que devastou a cidade de Chicago no final do século 19, no ano de 1871.
"A cidade passou por um rápido processo de reconstrução que ditou o...
tracking img